limpar filtros
Questões por página:
Homem de 72 anos, ex-fumante, (50 maços/ano), relata tosse crônica com expectoração e falta de ar progressiva há anos. Ao exame: tórax em tonel, sibilos difusos e SpO2 de 89% em repouso. Refere fadiga e perda de peso. Aos exames laboratoriais: Gasometria Arterial (em ar ambiente): pH: 7,38, PaCO2: 55 mmHg, PaO2: 52 mmHg, HCO3: 30 mmol/L. Com base nisso, qual o diagnóstico mais provável e a conduta de enfermagem prioritária?

A mamografia é a principal forma de rastreamento do câncer de mama, sobre a interpretação e condutas frente ao resultado da mamografia conforme classificação BI-RADS. Sobre isso, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso aos itens e assinale a alternativa correta.



( ) Resultados do exame mamográfico BI-RADS 4 significam que há malignidade suspeita, sendo indicado encaminhar para avaliação cito ou histopatológica.



( ) Exame com achado provavelmente benigno, BI-RADS 3, são orientados para realizar controle radiológico.



( ) No exame com BI-RADS 6, com achados altamente suspeitos de malignidade, são indicados biópsia.



( ) BI-RADS 2 que significa exame negativo, é indicado manter o exame clínico das mamas anual e se houver alterações encaminhar para mamografia.

Visualizar Questão Comentada
O Ministério da Saúde recomenda o esquema 2RHZE/4RH para o tratamento da tuberculose em adultos e adolescentes, (idade igual ou superior a 10 anos de idade). Esse esquema é composto por comprimidos em dose fixa combinada e varia conforme o peso corporal do paciente. Sobre esse tratamento, assinale a alternativa correta.

A insuficiência cardíaca, (IC), pode ser classificada em esquerda e direita, de acordo com o ventrículo predominantemente comprometido. (HINKLE, J. L.; CHEEVER, K. H.; OVERBAUGH, K. J. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 15. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2023).



Considerando-se essa informação, marque a alternativa correta sobre as manifestações clínicas da IC.

A exposição do trabalhador aos agentes químicos pode causar diversas doenças de caráter ocupacional. Essas doenças dependem de alguns fatores, como a fonte de transmissão — ou seja, o tipo do agente químico — e o tempo de exposição do trabalhador. A partir dessas informações, pode-se compreender a que fatores de risco o trabalhador foi exposto.


(SANTOS, S. V. M. dos; GALLEGUILLOS, P. E. A.; TRAJANO, J. D. S. Saúde do trabalhador Porto Alegre: SAGAH,2019).



Sobre isso, assinale a resposta correta que relacione o agente químico e respectiva doença relativa ao trabalho.