40 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 8
Questões por página:
Discorrendo-se sobre os processos de formação das palavras, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e evidencie a alternativa correta.
( ) A derivação consiste basicamente na modificação de determinada palavra primitiva por meio do acréscimo de afixos. Dessa forma, temos a possibilidade de fazer sucessivos acréscimos, criando, a partir de uma base inicialmente simples, palavras de estrutura cada vez mais complexa: escola, escolar, escolarizar, escolarização, subescolarização.
( ) A derivação deve ser vista como um processo extremamente produtivo da Língua Portuguesa, pois podemos incorporar os mesmos afixos a um número muito grande de palavras primitivas. Esses acréscimos podem alterar o significado da palavra e também mudar a classe gramatical.
( ) A derivação, quando decorre do acréscimo de afixos, pode ser classificada em três tipos: derivação prefixal, derivação sufixal e derivação parassintética.
( ) Derivação prefixal, (ou prefixação): resulta do acréscimo de prefixo à palavra primitiva, que tem seu significado alterado.
Reproduzimos aqui, alguns personagens do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Relacione as colunas e destaque a alternativa pertinente.
Coluna I.
A- Jerônimo.
B- Libório.
C- Rita.
D- Pombinha.
Coluna II.
1- Mas, ninguém como ela, só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles momentos de cobra amaldiçoada...
2- “... porque a Rita Baiana era o prazer, a volúpia, era o fruto dourado e acre destes sertões americanos, onde a alma dele aprendeu lascivas de macaco e onde seu corpo porejou o cheiro sensual dos bodes...”
3- “... estava muito ocupada, aviando a correspondência dos trabalhadores e das lavadeiras: serviço este que ela deixava para os domingos...”
4- Na estalagem diziam todavia que ele tinha dinheiro aferrolhado, contra o que ele protestava ressentido, jurando a sua extrema penúria. E era tão feroz o demônio naquela fome de cão sem dono, que as mães recomendavam às suas crianças todo o cuidado com ele...”