limpar filtros
Questões por página:
Observe a imagem abaixo. Ela mostra a primeira página do Jornal do Brasil, em 14 de dezembro de 1968.


Imagem associada para resolução da questão


O texto em destaque é o seguinte: “Tempo Negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx.:38º, em Brasília Mín.: 5º, nas Laranjeiras”. Essa edição se tornou histórica pois ilustra um (a)
Em 1808, D. João VI oficializou a instalação da Impressão Régia, destinada a publicar papéis oficiais do governo. Rapidamente, ela passou a publicar outros tipos de impressos, como livros e o primeiro jornal a ser publicado em território nacional, que foi o (a)
Leia o texto abaixo.

“A capacidade de gerar narrativas automatizadas é uma das aplicações mais imediatas da IAG no jornalismo. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, as redações podem automatizar a criação de notícias baseadas em dados estruturados, tais como resultados esportivos, atualizações financeiras e estatísticas meteorológicas. Os primeiros experimentos com IAG no jornalismo focaram, principalmente, em simplificar processos de produção e aumentar a eficiência. O conceito de Large Language Models (LLMs), como o GPT (Generative Pretrained Transformer) da OpenAI, representa uma evolução significativa no campo da IAG, especialmente em aplicações envolvendo texto. Esses modelos são treinados a partir de enormes conjuntos de dados textuais retirados de uma variedade de fontes da internet tais como livros, artigos, notícias e posts de mídias sociais entre outros, permitindo-lhes aprender a estrutura da linguagem humana de forma abrangente.” (SANTOS e FIGUEIREDO,2024)

Sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no Jornalismo, é correto afirmar que
O Reuters Digital News Report 2025 foi divulgado em junho e se baseia em dados de seis continentes e 48 mercados. Ele aponta algumas tendências que já vinham sendo sentidas pelo mercado. Sobre elas, avalie as afirmativas.

I. Há uma queda no uso de chatbots de inteligência artificial como fontes de informação, o que tem aumentado significativamente o tráfego em sites de empresas jornalísticas.
II. Mudança nas estratégias das plataformas de mídias sociais impulsionou a queda no consumo e na importância atribuída aos vídeos como fonte de notícias.
III. Há uma contínua queda no engajamento com fontes de mídia tradicionais como televisão e mídia impressa, enquanto o consumo de redes sociais, plataformas de vídeo e agregadores online aumenta.

Está correto o que se afirma em
Observe o gráfico a seguir, obtido através de consulta em uma ferramenta do Google. Ele nos mostra o aumento do interesse de pesquisa por Assembleia Legislativa do Amazonas no início de setembro. A ferramenta que nos traz esse tipo de informação é o

Imagem associada para resolução da questão