Filtrar


Questões por página:
A divergência entre as teorias curriculares deve fazer com que a escola discuta qual currículo quer adotar para se chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) e do conhecimento das características mais marcantes sobre as teorias curriculares. Assinale a alternativa que apresenta uma característica das teorias críticas.

A escola é o lugar onde se concretiza o objetivo máximo do sistema escolar, ou seja, o atendimento direto de seus usuários nas relações de ensino-aprendizagem. É nela que as metas governamentais são atingidas ou não, e que as políticas educacionais se realizam tal como o previsto ou sofrem distorções. Ao discutir autonomia da escola, Veiga destaca algumas dimensões consideradas básicas para o bom funcionamento de uma instituição educativa e que, segundo ela, devem ser relacionadas e articuladas entre si:

I. Autonomia administrativa: consiste na possibilidade de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos e autonomia jurídica – diz respeito à possibilidade de a escola elaborar suas normas e orientações escolares.

II. Autonomia financeira: refere-se à disponibilidade de recursos financeiros capazes de dar à instituição educativa condições de funcionamento efetivo.

III. Autonomia pedagógica: consiste na liberdade de propor modalidades de ensino e pesquisa. Está estreitamente ligada à identidade, à função social, à clientela, à organização curricular, à avaliação, bem como aos resultados e, portanto, à essência do projeto pedagógico da escola.

Estão corretas as afirmativas

No caderno currículo, conhecimento e cultura da série indagações sobre o currículo, Moreira e Candau propõem que se evidenciem, no currículo, a construção social e os rumos subsequentes dos conhecimentos, cujas raízes históricas e culturais tendem a ser usualmente “esquecidas”, o que faz com que costumem ser vistos como indiscutíveis, neutros, universais, intemporais. Isso significa

“Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político-Pedagógico – o famoso PPP. Podemos conceituar o PPP definindo as próprias palavras que compõem o documento. É projeto porque _______________; é político porque _______________; é pedagógico porque _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

De acordo com as DCNs para o ensino médio, construir a qualidade social pressupõe conhecimento dos interesses sociais da comunidade escolar para que seja possível educar e cuidar mediante interação efetivada entre princípios e finalidades educacionais, objetivos, conhecimentos e concepções curriculares. Isso abarca mais que o exercício político-pedagógico que se viabiliza mediante atuação de todos os sujeitos da com unidade educativa. A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos tais como, EXCETO: