Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A frase em que a palavra destacada entre parênteses está de acordo com a norma padrão considerando o contexto é:
mostrar texto associado
"No que se refere ao financiamento em si (...)", a posição proclítica do pronome deve-se:
mostrar texto associado
Com base no trecho "(...) nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém.", no sexto parágrafo, analise as afirmações e marque a alternativa correta.

I- A expressão "rufando os tambores" semanticamente liga-se às origens musicais dos grupos citados.
II- "(...) estão na mesa (...)" equivalem a "em pauta".
III- "rufando", forma nominal de gerúndio, apresenta regência intransitiva.
IV- Rufar é verbo irregular, significando fazer barulho.
Leia o texto a seguir.
Deputado federal na década de 1990, o atual prefeito de Itumbiara, José Gomes, compareceu a um comício de campanha eleitoral na sua cidade, em meio a ameaças insinuadas de adversários políticos. Ele denunciou as ameaças em seu discurso e disse que se preparava para enfrentá-las, tendo inclusive contratado um jagunço. Acrescentou com ironia: “Como faço tudo com transparência, vou lhes apresentar o meu jagunço”. Em seguida, levantou o braço direito, e mostrou ao público, o pequenino Vasconcelos - anão e figura popular na cidade. Como se diz popularmente, o público que assistia ao comício morreu de rir.
ROCHA, Hélio. Jaguncinho. In: ROCHA, Hélio. Folhetim Político – historietas do folclore político goiano. Goiânia: Kelps,2010, p.88. [Adaptado].

De acordo com o texto, qual ação o público esperava do candidato?
Leia o texto a seguir.
Basta considerar que tudo o que havia em Goiás de civilização fora feito ainda no tempo colonial. Desde a independência que Goiás tornou-se um mundo-da-lua, uma terra de ninguém, uma ficção geográfica. Enquanto durava tal panorama, jazia o sertão no maior atraso, num momento em que a civilização humana alcançava elevado desenvolvimento em outros pontos da terra, graças à exploração de nossas riquezas.
ÉLIS, Bernardo. A vida são as sobras. Goiânia: Kelps,2000, p.119. [Adaptado].

O contraste apresentado no texto denuncia qual problema social?