Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Marque a alternativa que apresenta o tema central desse texto:
Visualizar Questão Comentada

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https//:www.youtube.com. Acesso em 27 set.2023.


Nivea é uma marca mundial com produtos que são case de sucesso em vários países do globo. Pelo porte da empresa, é fato que a segmentação de marketing e mercado, a partir de pesquisas de mercado, seja bastante utilizada.

Em cada país, a estratégia da marca é diferente justamente para corresponder às necessidades da região. Esse compromisso faz da Nivea uma empresa líder no setor de beleza e cuidados com a pele e é referência para muitos consumidores.

Para lançar um novo produto da linha de protetor solar Sun Protection, segmento que também é referência, a empresa investiu na pesquisa para entender o que as pessoas esperam encontrar nesse tipo de produto. Desenvolver soluções de proteção solar requer muita pesquisa científica, pois a eficácia do produto precisa ser real e comprovada. Posteriormente, esses dados embasam as campanhas de marketing.

Por investir nesses estudos, a Nivea conquistou credibilidade. Para obter essas informações, a empresa promoveu pesquisas e grupos focais com consumidores e chegou a resultados valiosos como:

• a proteção contra os danos solares era uma prioridade para algumas pessoas em relação ao desejo de ficarem bronzeadas;

• mesmo consciente da necessidade de proteger a pele, foi identificado um grupo de pessoas que não usa protetor solar, justificando não frequentar a praia;

• também foram identificadas pessoas que gostam de tomar sol, mas que se preocupam com os efeitos e querem se proteger;

• há também pessoas que não têm grandes preocupações em relação aos efeitos do sol e consomem produtos com FPS baixo ou nenhum;

• por fim, as pesquisas também identificaram pessoas completamente leigas em relação ao sol, seus efeitos na saúde da pele, conceito de FPS e apenas desejam um bronzeado bonito.

Com os dados da pesquisa em mãos, Nivea fez uma segmentação de mercado para atender às seguintes necessidades:

• criar um produto fácil de usar;

• educar com relação à importância de proteger a pele do sol;

• usar as peças publicitárias para reforçar os conceitos principais.

Assim, o trabalho se iniciou no laboratório para desenvolver um produto que começasse a agir mais rapidamente. Os protetores, em geral, precisam ser aplicados de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol.

Ainda na fase de criação, além dos produtos em creme, foram desenvolvidas embalagens em spray para facilitar a aplicação. O produto também era resistente à água e com prints infantis.

Na comunicação, a linguagem apelava tanto para o público adulto quanto para os pais de crianças que são responsáveis pela proteção dos filhos.

Com esse estudo, Nivea mostra o quão útil é utilizar dados demográficos e de comportamento para criar produtos do zero que já tenham um público potencial.


TUCUNDUVA, Rodrigo. Segmentação de mercado: exemplos de empresas que utilizaram com sucesso. Disponível em: https://blog.lahar.com.br/. Acesso em: 19 jul.2023. (Adaptado).


Com base no texto apresentado, a segmentação de mercado utilizada pela Nivea

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado

Observe o trecho a seguir.


“As altas temperaturas também poderão causar grandes secas, que afetarão ativamente a agricultura, ocasionando diversos problemas em relação à produção de alimentos.”


Levando-se em consideração o uso de pronomes relativos, é correto afirmar que:

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado

Analise os períodos a seguir retirados do texto “Mudanças climáticas”.


I. Em “Mudanças climáticas são as alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo”, o verbo “ser” é classificado sintaticamente como verbo de ligação, com a função de unir o predicativo ao sujeito.

II. Em “Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos”, o verbo “afetar”, do ponto de vista sintático, é transitivo indireto.

III. Em “Além da poluição atmosférica agravar-se em diversas partes do mundo, ocasionando doenças cardiovasculares e respiratórias, algumas doenças, como dengue e malária, que são transmitidas por mosquitos, poderão espalhar-se por mais lugares do globo”, a expressão “por mais lugares do globo”, sintaticamente, é adjunto adverbial de lugar.

IV. Em “As mudanças climáticas geram uma série de consequências ambientais graves, muitas até já podem ser observadas atualmente. Uma das consequências do aumento da temperatura do planeta é o aumento do nível do mar, que ocorre em virtude do degelo das geleiras”, o pronome indefinido “muitas” é o sujeito da segunda oração e se refere ao termo “mudanças climáticas”.


É correto o que se afirma apenas em

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado

Para a exposição de suas considerações sobre o tema mudanças climáticas, a autora utiliza conjunções ou locuções conjuntivas. Quando é usada a locução conjuntiva “ou seja” (segundo e quinto parágrafos), a intenção consiste em:


I. explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão;

II. esclarecer sobre o assunto, já que o leitor não conseguiria entender o argumento, posto que não havia sido citado antes;

III. demonstrar, no segundo parágrafo, que “padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas” correspondem a “condições do tempo observadas por um período”;

IV. demonstrar, no quinto parágrafo, que “questão da segurança alimentar” significa ter “acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e permanente”.


É correto o que se afirma apenas em

Visualizar Questão Comentada