Filtrar


Questões por página:
Na Língua Portuguesa, as palavras proparoxítonas apresentam a sílaba forte (acento tônico) na antepenúltima sílaba. Sobre o acento tônico, analisar os itens abaixo:
I. A palavra “natureza” apresenta a sílaba forte em “tu”; por isso, ela é proparoxítona. II. A palavra “minhoca” apresenta a sílaba forte em “nho”; por isso, ela é proparoxítona. III. A palavra “pássaro” apresenta a sílaba forte em “pás”; por isso, ela é proparoxítona.
Está(ão) CORRETO(S):
Considerando-se o emprego do acento indicativo de crase, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Profissional, termo raramente associado ao professor e discutido _____ exaustão pelo português António Nóvoa, professor universitário e doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea. Há um caminho _____ ser trilhado, com acompanhamento e devolutiva constante sobre cada atividade e cada ação planejada. O domínio ensino ou instrução trata de validar a comunicação compreensiva e adequada _____ realidade de cada aluno.
Visualizar Questão Comentada
No fragmento “Algumas pessoas receberam confiança e valorização desde a infância [...]”, o trecho sublinhado é classificado sintaticamente como:
Visualizar Questão Comentada
A respeito das características dos gêneros textuais, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Artigo de opinião. (2) Resenha. (3) Texto publicitário.
(_) Gênero que combina a apresentação resumida das características essenciais de uma dada obra com comentários e avaliações críticas sobre sua qualidade.
(_) Gênero predominantemente argumentativo que tem por objetivo expressar o ponto de vista de quem o assina sobre alguma questão relevante, frequentemente controversa.
(_) Procura despertar no interlocutor o desejo de comprar algo ou aderir a uma causa; é persuasivo.
mostrar texto associado
Em “Eu estranhei, já que o gesto era meio precoce para um relacionamento que recém havia começado”, o trecho sublinhado introduz, no contexto, uma: