Filtrar


Questões por página:
Muito embora a resistividade elétrica do alumínio seja maior que a do cobre, o condutor de alumínio é uma alternativa ao de cobre em algumas instalações elétricas de baixa tensão. No Brasil, as restrições impostas ao uso de condutores de alumínio em instalações elétricas de baixa tensão são especificadas na norma técnica ABNT NBR 5410. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Um dos requisitos para a utilização de condutores de alumínio em instalações de estabelecimentos industriais é que a instalação e a manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas, ou seja, pessoas com conhecimento técnico ou experiência tal que lhes permite evitar os perigos da eletricidade (engenheiros e técnicos). II. Um dos requisitos para a utilização de condutores de alumínio em instalações de estabelecimentos industriais é que a seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 16 mm².
III. Um dos requisitos para a utilização de condutores de alumínio em instalações de estabelecimentos comerciais é que a seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 50 mm².
IV. Em instalações de estabelecimentos comerciais não é permitido, em nenhuma circunstância, o emprego de condutores de alumínio.
Considerando as aplicações da norma técnica ABNT NBR 5410, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Aplica-se exclusivamente às instalações novas.
( ) Aplica-se às instalações elétricas de canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
( ) Aplica-se aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua.
( ) Não se aplica às instalações de iluminação pública.
( ) Não se aplica às instalações elétricas em áreas descobertas das propriedades, externas às edificações.
( ) Não se aplica a instalações em minas.
Considerando a resistência elétrica de um elemento condutor, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
I. A resistência elétrica (R) de um determinado material condutor pode ser determinada por meio da relação R= l/(pA), em que l é o comprimento do condutor, p é a resistividade elétrica do material do condutor e A é a área da seção transversal reta do condutor.
II. A resistividade elétrica é uma característica específica de cada material que define o quanto ele se opõe à passagem de uma corrente elétrica. Na temperatura de 20 ºC, a resistividade elétrica do alumínio é maior que a do cobre; consequentemente, para valores próximos dessa temperatura, um condutor de alumínio apresenta menor resistência elétrica que um condutor de cobre com as mesmas dimensões.
III. A condutividade elétrica é uma propriedade dos materiais que corresponde ao inverso da resistividade elétrica.
IV. A resistência de um elemento condutor varia com a temperatura. Para valores entre -200 ºC e +1084,62 ºC, que é o ponto de fusão de cobre, a resistência elétrica de um elemento condutor de cobre decresce linearmente com o aumento da sua temperatura.
V. A relação entre a temperatura de um condutor de cobre e sua resistência elétrica é linear para valores entre -200 ºC e +1084,62 ºC; logo, é possível obter o valor da resistência elétrica do condutor (R) para qualquer valor de temperatura (T) dessa ampla faixa de valores por meio da relação R = R0 (1 + α(T − T0)), em que R0 é a resistência elétrica obtida em uma temperatura T0, e α é o coeficiente de temperatura da resistividade do cobre.
Uma barra infinita está ligada a um transformador a vazio por uma linha de transmissão. As impedâncias da linha e do transformador estão no quadro a seguir:


Os enrolamentos primário e secundário do transformador estão conectados em estrela aterrada e a tensão na barra infinita é de 1,0 pu. Nestas condições um curto-circuito fase-terra ocorreu no secundário do transformador. Assinale a alternativa CORRETA, quanto à corrente resultante de curto-circuito.
Quanto ao faturamento de energia elétrica, assinale a alternativa CORRETA.