Filtrar


Questões por página:
Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.
Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, apresenta redução importante no fluxo salivar após iniciar radioterapia em campo cervicofacial.
A prevenção de cárie dentária é feita por meio de
I. uso de gomas de mascar com baixo teor de sacarose. II. mastigação vagarosa, com preferência a carboidratos de consistência pastosa. III. administração de saliva artificial contendo íons de cálcio, fosfato, sódio, magnésio e potássio e pH entre 6 e 7. IV. ingestão de suco de frutas cítricas. V. aplicação de gel de flúor-fosfato-acidulado com concentração de 1,23% de fluoreto em ácido ortofosfórico a 0,1 M.
Está correto o que consta APENAS de
Paciente com 16 anos de idade, sexo masculino, está em tratamento ortodôntico fazendo uso de braquetes de titânio, e tem indicação para a remoção cirúrgica de um dente supranumerário retido localizado entre os dentes 11 e 12. A determinação do acesso cirúrgico é embasada em exames por imagem, como a
I. radiografia periapical da região de incisivos superiores em duas angulações diferentes. II. radiografia panorâmica. III. ressonância magnética. IV. tomografia computadorizada de feixe em leque em visão oclusal. V. tomografia computadorizada de feixe em leque em corte sagital.
Está correto o que consta APENAS de
mostrar texto associado
A suplementação de fluoretos no período pré-natal é:
I. recomendada no segundo trimestre da gestação, visando beneficiar os dentes decíduos da criança, que iniciam a sua mineralização neste período. II. contraindicada se a gestante ingere água fluoretada. III. contraindicada sob a forma de complexos vitamínicos que contêm cálcio, pois o cálcio reage com o flúor, reduzindo a absorção de ambos, o que traz consequências desfavoráveis, pois o cálcio é um elemento importante para a gestante. IV. contraindicada em regiões sem fluoretação das águas de abastecimento público, evitando que esta suplementação some-se a outros métodos tópicos, elevando demasiadamente a concentração de flúor na cavidade bucal.
Está correto o que consta APENAS de
mostrar texto associado
A abordagem do sangramento gengival consiste em
O exame clínico de rotina de paciente com 23 anos de idade, sexo feminino, mostra petéquias no palato mole e úvula. Na entrevista diagnóstica, o profissional pergunta sobre a presença de algum sintoma ou agravo à saúde e a paciente refere uma “virose”, iniciada há duas semanas, com febre moderada, fadiga, mal-estar e dor de garganta. Este quadro clínico é compatível com as manifestações bucais de