Filtrar


Questões por página:
Pacientes portadores de necessidades especiais (PNE) necessitam de atenção odontológica diferenciada. Os pacientes PNE, por vezes, fazem uso contínuo de algumas medicações, que podem acarretar diminuição do fluxo salivar, tornando o meio bucal propício para o acúmulo de placa dental, e o posterior desenvolvimento de cáries, gengivites e doenças periodontais, somado à higiene bucal deficiente. Ao perceber hipofunção da glândula salivar, saliva residual espessa, mucosa oral com aparência seca, dorso de língua fissurado com atrofia de papilas filiformes, pode-se caracterizar o caso como um quadro de:
Ao confeccionar uma prótese total superior, para obter uma adaptação perfeita, deve-se respeitar estruturas anatômicas paraprotéticas, buscando obter estabilidade e retenção. Um selamento periférico eficiente permite um adequado travamento posterior protético, no qual se considera:
Pacientes com Alzheimer demandam estratégicas específicas a que o cirurgião-dentista deve auferir proveito, para atendê-los sem maior dificuldade. É estratégia aceita para atender pacientes idosos com Alzheimer:
Para considerar um tumor oral maligno, é necessária uma avaliação cuidadosa, na qual variáveis devem ser respeitadas, como a localização, o volume do tumor, a invasão linfática, a presença de metástase, o diagnóstico histopatológico, entre outras. O câncer oral que tem potencial de angiogênese e pérolas de ceratina ao histopatológico presentes em região de língua nomeia-se:
Após dois dias da extração do dente 38 incluso, o paciente relata dificuldade de abertura de boca e discreta dormência na região relativa ao dente extraído. O cirurgião-dentista deve, previamente ao ato cirúrgico, avisar o paciente da ocorrência desses possíveis fenômenos, designados respectivamente como: