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De acordo com o Art.28 da Lei Brasileira de Inclusão, o poder público tem o dever de assegurar a oferta de educação bilíngue em Libras como primeira língua e o Português na modalidade escrita como segunda língua. Essa oferta deve ocorrer tanto em escolas e classes bilíngues específicas para surdos quanto em ambientes de escolas inclusivas.

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Na metodologia de ensino da língua portuguesa, enfatizar principalmente a gramática e a estrutura sintática, minimizando a importância das habilidades de leitura, escrita, fala e audição, é uma prática eficaz para desenvolver a proficiência linguística dos alunos.

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No processo de ensino, é suficiente que os educadores se concentrem principalmente em métodos e meios, como tecnologias e recursos didáticos, pois esses são os fatores mais determinantes para o sucesso educacional dos alunos, enquanto os objetivos e conteúdos podem ser ajustados durante o semestre.

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Para promover efetivamente a diversidade na educação, basta que as escolas organizem eventos anuais, como seminários ou workshops sobre diversidade, sem a necessidade de integrar essas discussões ao Projeto Político Pedagógico (PPP) ou às práticas diárias da escola.

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O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola é uma formalidade burocrática que tem pouca influência na prática educacional diária e no desenvolvimento curricular, servindo mais como um documento para cumprir requisitos legais do que como um guia real para as atividades escolares.