Filtrar


Questões por página:
A respeito do sofrimento psíquico, da psicopatologia do trabalho e do estresse relacionado ao trabalho, julgue o seguinte item.
Para caracterizar o uso patológico de bebidas alcoólicas relacionado ao trabalho, uma situação suficiente é o consumo coletivo decorrente de prática defensiva para garantir inclusão no grupo e viabilizar o próprio trabalho em decorrência dos efeitos farmacológicos próprios do álcool: calmante, euforizante, estimulante, relaxante, indutor do sono, anestésico e antisséptico.
Um homem de 28 anos diagnosticado com distúrbio bipolar obteve melhora depois de 1 ano de tratamento contínuo. Suspendeu a medicação por acreditar que estava curado e após 3 meses entrou em fase de mania. O tratamento medicamentoso nessa fase inclui as classes de drogas abaixo, EXCETO:
Uma paciente de 72 anos de idade, faz acompanhamento no ambulatório de AIDS e queixa-se, na última consulta, de apresentar sintomas de tristeza, desânimo e muito esquecimento nos últimos anos, piorando acentuadamente nos últimos meses. Em prontuário, há a descrição de que a paciente teve um episódio depressivo no passado. O médico que a atende suspeita de demência por HIV e a encaminha para o psiquiatra.

Acerca desse caso clínico, caso se confirme o diagnóstico de demência por HIV, é correto afirmar que

Um paciente de 8 anos de idade, é levado para atendimento psiquiátrico no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi II) por ação dos pais, que relatam muita agressividade, ausência de limites, perturbação e nervosismo em casa. Segundo a mãe, a busca por apoio profissional foi causada por frequentes queixas da escola e de vizinhos quanto ao comportamento da criança, que se apresenta muito impulsiva e distraída no colégio.

A respeito desse caso clínico e do transtorno apresentado pelo paciente, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 21 anos de idade procura atendimento psiquiátrico por estar sentindo muito mal-estar, insônia no início da noite, muitos pensamentos ao mesmo tempo e muita angústia. Perguntado acerca de como seriam esses pensamentos, o paciente afirma preocupar-se muito com o futuro do País, em relação à questão previdenciária; se haverá dinheiro suficiente para manter um possível filho, que possa vir a ter; se haverá discurso ou não quando colar grau, evento que ocorrerá em três anos; se será um profissional à altura do esperado pela família; e outras questões que tem vergonha de falar, por afirmar que a irmã lhe dissera que eram assuntos sem importância.


Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.