Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Gatekeepers, em teoria da comunicação, refere-se aos selecionadores intermediários, aqueles que desempenham o papel de selecionar os acontecimentos a serem veiculados. Em uma redação de jornal, esse papel é desempenhado pelos editores.
mostrar texto associado
A teoria hipodérmica descreve a ação comunicativa como a relação automática de estímulo e resposta que reduz a ação humana a uma relação de causalidade linear. Essa teoria, também denominada teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista estímulo-resposta ou, ainda, teoria da bala mágica, foi desenvolvida no contexto da I Guerra Mundial, a partir da crença de que o poder da comunicação de massa levaria a opinião pública a defender as idéias desejadas pelo comunicador.
mostrar texto associado
Uma das contribuições brasileiras para o estudo da comunicação surgiu na década de 60 do século passado, com o conceito de folkcomunicação, desenvolvido por Luiz Beltrão no tratamento dos mecanismos específicos de comunicação em grupos marginalizados pelo sistema midiático.
mostrar texto associado
A disfunção narcotizante atribuída por alguns teóricos aos meios de comunicação de massa inclui a análise de que esses meios canalizam a energia humana para um conhecimento passivo e não para a participação ativa.
mostrar texto associado
O professor Herbert Marshall McLuhan é considerado por muitos um profeta da globalização. Na concepção desse professor, um meio de comunicação pode ser classificado como quente ou frio, conforme a maneira como é percebido e como as mensagens são incorporadas pela audiência. Os meios frios, por possuírem baixa definição, exigem maior participação e envolvimento, o que permite que uma maior quantidade de informação seja preenchida pelos “usuários”. Meios frios, assim, exigem participação elevada para que se preencham as lacunas de entendimento ou conhecimento. A televisão, segundo McLuhan, é um meio de comunicação frio.