Filtrar


Questões por página:

O estudo dos tipos físicos pode ser considerado umas das mais antigas abordagens da morfologia. Mais especificamente, no século passado, pesquisadores buscaram desenvolver teorias sobre as formas e os tipos físicos do corpo humano. Dentre essas teorias, destaca-se a técnica do somatótipo, que classifica o tipo corporal de um indivíduo. Conforme essa classificação, relacione as características do corpo humano com o tipo corporal, de acordo com a técnica do somatótipo, e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Mesomorfo.

2. Ectomorfo.

3. Endomorfo.


( ) A estrutura física apresenta o arredondamento das curvas corporais, assemelhando-se a um indivíduo obeso, uma vez que o relevo muscular praticamente não é notado, embora apareçam grande volume abdominal, pescoço curto e ombros quadrados.

( ) Observa-se, na estrutura física, baixa presença de gordura e volumosa estrutura muscular, com contornos predominantes na região do trapézio, do deltoide e do abdominal. Maior proeminência óssea e aparência naturalmente atlética.

( ) Destaca-se a linearidade corporal, com discreto volume muscular e tecido adiposo. Esse perfil físico pode ser considerado o componente da magreza.

O Esporte deve ser abordado nas aulas de Educação Física de acordo com objetivos mais amplos e significativos, voltados para fins educacionais, fazendo com que o aluno tenha maiores oportunidades de desenvolver suas potencialidades e vivenciar situações de ensino-aprendizagem que contribuam para sua formação em quais aspectos?
A Educação Física é, no Ensino Fundamental, uma das áreas na Base Nacional Comum Curricular relacionada a
O texto de Rodrigues e Darido (2008), intitulado “A Técnica Esportiva em Aulas de Educação Física”, apresenta as abordagens socioculturais da Educação Física nas últimas décadas e tece severas críticas à relação entre Educação Física e Esporte. Em relação a este contexto, analise as afirmativas abaixo. I - O que se propõe é que os gestos técnicos sejam um meio privilegiado para alcançar outras finalidades educativas e não a única aprendizagem necessária. II – É fundamental conhecer as técnicas esportivas para usufruir prazerosamente do esporte e/ ou do seu consumo como espectador esclarecido. III - A aprendizagem da técnica pelos alunos não é antagônica ao prazer e ao lúdico nas aulas, podendo, dependendo do tipo de intervenção pedagógica do professor, ser aspectos simultâneos e complementares. IV - Os gestos técnicos devem ser condição necessária e indispensável para que o aluno vivencie e pratique o esporte. V – Em linhas gerais há um consenso entre as obras de tendências socioculturais, que defendem a exclusão do ensino dos gestos técnicos em detrimento da construção de um entendimento mais amplo a respeito do esporte na escola. A alternativa que representa o conjunto das afirmativas INCORRETAS é:
Basicamente, as fibras musculares podem ser do tipo I (de contração lenta) ou do tipo II (de contração rápida). Com relação às fibras musculares podemos afirmar que: