Filtrar


Questões por página:
No contexto da discussão sobre passivo monetário e passivo não monetário do Banco Central, Lopes e Vasconcellos (2008) deduzem quais são os fatores de expansão e contração da base monetária.

Sobre esse tema, são considerados fatores de expansão da base monetária, exceto:
Analise as afirmativas a seguir sobre os bens econômicos em função da elasticidade-renda da demanda, que é calculada como a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual da renda.

I. Como a quantidade demandada e a renda movem-se na mesma direção, os bens normais têm elasticidade-renda positiva.


II. Como a quantidade demandada e a renda movem-se em direções opostas, os bens inferiores têm elasticidade-renda negativa.


III. Os bens supérfluos tendem a apresentar elevada elasticidade-renda porque os consumidores sabem que podem passar sem eles se sua renda for baixa demais.

Estão corretas as afirmativas
Para Mankiw (2015), o modelo de demanda agregada, chamado de modelo IS-LM, é a principal interpretação da teoria de Keynes e objetiva mostrar o que determina a renda nacional para qualquer nível de preços estabelecido.

Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
Em agosto de 2025, o governo dos Estados Unidos elevou a tarifa de importação sobre diversos produtos brasileiros, gerando tensões comerciais entre os dois países. Qual é o percentual total dessa taxação, chamada popularmente de tarifaço?
Visualizar Questão Comentada
Durante o processo de estabilização econômica do Brasil na década de 1990, foi implementado um plano que introduziu uma nova moeda e promoveu o controle da hiperinflação. Esse plano ficou conhecido como Plano Real e foi lançado oficialmente em 1994. Assinale a alternativa que indica corretamente o Ministro da Fazenda em exercício na data implementação e vigência da nova moeda.