Filtrar


Questões por página:
No modelo keynesiano básico em equilíbrio agregativo de curto prazo, tem-se a seguinte configuração macroeconômica:
Consumo (C) = 10 + 0,5 (Y - T),
Investimento (I) = 12,
Impostos (T) = 10,
Importações (M) = 10,
Exportações (X) = 15, e
Gastos do governo (G) = 20.
Com base nessas informações, assinale o ponto de equilíbrio, ou seja, o valor do Produto Interno Bruto (PIB) em que a demanda agregada é igual à produção agregada.
Suponha que um consumidor tenha a função de utilidade pelos bens x e y dada por U(x, y) = 6x²y², sendo que o preço do bem x é 1 UM (Unidade Monetária) e do bem y são 2 UM, com restrição orçamentária de 100 UM. Considerando essa relação de preferência, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sabendo que a quantidade de x e y é 1 (x = 1 e y = 1), então são bens complementares.
( ) A taxa marginal de substituição entre os bens x e y é igual a -y/x. Ou seja, a taxa marginal de substituição é igual ao inverso da razão entre as quantidades dos bens y e x.
( ) A combinação de consumo que maximiza a utilidade do consumidor é x = 50 e y = 25.
( ) No ponto que otimiza a preferência do consumidor para alcançar maior utilidade, ela é maior para o bem y do que para o bem x.
Assinale a sequência correta.
Refere-se ao manejo das finanças públicas, ou seja, às várias categorias de receitas e de dispêndio das diferentes esferas do governo. As receitas dos governos provêm 17 diferentes esferas do governo. As receitas dos governos provêm de tributos que incidem sobre diferentes fatos econômicos: a produção e a circulação de mercadorias, a geração de rendas, a transferência de propriedades, operações financeiras etc. As despesas são com custeio da máquina burocrática, investimentos em infraestrutura, subsídios, juros da dívida pública, etc. A conceituação acima, refere-se a:
Refere-se, basicamente, ao manejo de operações destinadas a regular o suprimento de meios de pagamentos e a adequada disponibilização dos demais estoques de ativos financeiros. O suprimento desses ativos implica a 14 de ativos financeiros. O suprimento desses ativos implica a adequada irrigação da economia com moeda e crédito, em atendimento às exigências de liquidez do setor real. A conceituação acima, refere-se a:
A definição de imposto, é: