Filtrar


Questões por página:
O coeficiente de determinação R2 é uma medida:
Sobre a teoria dos bens públicos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Bens públicos puros, em geral, são ofertados pelo governo, já que mecanismos privados de provimento são ineficientes.
II. Para determinar o nível eficiente da oferta de um bem público, é necessário igualar o somatório dos benefícios marginais dos usuários do bem público ao custo marginal de sua produção.
III. Um bem público puro é não excludente e não rival.
IV. Um carona é um indivíduo que não paga por um bem não disputável ou não rival, na expectativa de que outros o façam.
V. Um bem público impuro é não excludente e não rival.
Suponha que foi descoberto ouro em uma região do Brasil e o preço do grama é R$ 15. A quantidade produzida de ouro (Q) pode ser expressa como função do número de garimpeiros, de acordo com a função Q = 22n - n2, e o custo do material individual para garimpar é R$ 30. Existe livre acesso do recurso. O número efetivo de garimpeiros e o número ótimo de garimpeiros são, respectivamente:
Identifique, dentre os itens abaixo, os que descrevem falhas de mercado e assinale a alternativa correta.
I. A variação dos preços agrícolas ao longo do ano, devido à presença de períodos de safra e de entressafra.
II. A existência de monopólios naturais.

III. Assimetrias de informação, que impedem o financiamento de projetos de longo prazo estratégicos para o crescimento econômico.
IV. Quando um morador atrai o mosquito transmissor da dengue, acumulando água parada em sua propriedade privada.
V. A poluição de rios das grandes metrópoles.
No que diz respeito a políticas econômicas governamentais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Para o exercício da função alocativa, o governo deve ocupar-se exclusivamente da produção de bens e serviços públicos.
II. O governo busca resolver os problemas de eficiência e justiça social e assegurar a todos os cidadãos o acesso a serviços públicos essenciais, assim exercendo a função alocativa.
III. A função estabilizadora do governo protege a economia de flutuações bruscas nos níveis de emprego e de inflação, valendo-se das políticas fiscal e monetária.