Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
No Brasil, existem dois tipos de ação para a defesa da concorrência, uma de caráter repressivo, com vistas a reprimir as condutas anticompetitivas dos agentes, e outra de caráter preventivo, cujo objetivo é evitar a concentração das estruturas de mercado para coibir o poder de mercado.
mostrar texto associado
A vantagem competitiva, conceito originado em oposição ao conceito de vantagem comparativa, pode ser definida como uma vantagem de determinada empresa em relação aos seus concorrentes. A vantagem competitiva é avaliada pelo desempenho econômico sistematicamente superior ao dos demais competidores.
mostrar texto associado
Como a demanda do monopolista é a própria demanda de mercado, o monopolista pode atuar conjuntamente sobre o preço e sobre a quantidade.
mostrar texto associado
A rede de firmas produtivas consiste em uma situação intermediária entre o mercado atomizado e a empresa verticalmente integrada. Do ponto de vista econômico, uma das vantagens das redes é favorecer as economias por meio do aumento das economias de escala e do escopo.
Questão Anulada
mostrar texto associado
Para Poter, os fatores de competitividade são os seguintes: rivalidade entre empresas concorrentes, poder dos fornecedores, poder dos clientes e ameaça a entrada de novos concorrentes.