Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
A exploração de petróleo em aguas profundas, abaixo da camada de sal, transformará o Brasil em um dos maiores exportadores mundiais de petróleo. Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão do reservatório contribui para que o petróleo seja bombeado para a superfície através da pressão natura, fenômeno este conhecido como surgência. Ao ser extraído, o óleo bruto contém impurezas e na própria plataforma é submetido à separações mecânicas para separação de água e impurezas sólidas. Qual das alternativas abaixo identifica as operações unitárias supracitadas, respectivamente:
Em dispersões coloidais aquosas, não é possível separar de maneira eficiente, todo o disperso do dispersante, através de filtração por meio de papel de filtro em funil simples. Outra característica dessas dispersões consiste no fato de não serem soluções verdadeiras.
Representa uma dispersão coloidal o(a)

Dicromato de potássio é um padrão primário utilizado como agente oxidante em meio ácido na volumetria de oxirredução. Uma solução padrão foi preparada a partir da dissolução de 1,47 g de K2Cr2O7 em água destilada com o volume sendo ajustado para 250,00 mL em balão volumétrico.

A concentração da solução assim preparada, em mol/L, é igual a:

Dado: M(K2Cr2O7)= 294 g/mol

Considere as afirmativas abaixo que associam a localização de um elemento químico na tabela periódica com a sua distribuição de elétrons em torno do núcleo. O símbolo do gás nobre, entre colchetes, corresponde à distribuição de elétrons do respectivo gás nobre:
I - [Ne] 3s² é o elemento localizado no grupo 2 e classificado como metal alcalino terroso
II - [Ar] 4s² 3d10 4p5 é o elemento localizado no grupo 17 e classificado como halogênio
III - [Kr] 5s² 3d¹ é o elemento localizado no grupo 11 e classificado como ametal calcogênio
É correto APENAS o que se afirma em
A lei de Beer é fundamental para usar os métodos espectrofotométricos em análises quantitativas.
Sobre essa lei, observa-se que a