Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.

Nos Estados Unidos, os genes e agentes biológicos com potencial de uso no bioterrorismo estão sob a fiscalização e o controle do Center for Disease Control (CDC), que possui um banco de informações sobre os principais micro-organismos e as principais toxinas, bem como os antídotos e os procedimentos a serem adotados em caso de ataque.

Disponível em: (https://www.scielo.br/j/bioet/a/RtrGZzZxcGJywgdBgpVVXMS/?lang=pt.) Acesso em: 10/1/2025. Adaptado.


Assinale a opção que apresenta exemplos de patógenos zoonóticos com potencial utilização em bioterrorismo.
Leia o fragmento a seguir.
Uma funcionária do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no Rio, recorda quando foi chamada para periciar um homem enforcado. Apesar do rosto desfigurado, o corpo apresentava um estado incomum de conservação.
Os legistas apostavam em uma morte recente. Ao investigar os insetos, ela percebeu o erro. As larvas mais velhas de insetos, aquelas que os peritos criminais procuram em primeiro lugar, testemunhavam uma morte ocorrida há semanas.

(Adaptado de G1,10/10/2010)

Com relação aos insetos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Por causa do exoesqueleto e sua troca periódica, o crescimento dos insetos não é contínuo: há momentos sem nenhum crescimento, alternados com outros de crescimento.

( ) A metamorfose é uma característica do desenvolvimento encontrada em todos os grupos de insetos.

( ) O corpo de um inseto é dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdome. Nesse último estão presas as asas, sendo que a maioria dos insetos possui dois pares de asas.

As afirmativas são, respectivamente,
Uma forma de reconhecer os vestígios deixados pelos criminosos, utilizada em larga escala e com resultados bastante satisfatórios, é o uso de moléculas presentes nas células e que são únicas para cada ser vivo: é o DNA.
Em uma cena de crime foi encontrado um fio de cabelo de onde se podia extrair DNA. Existiam três suspeitos (indivíduos A, B e C), cujos DNAs foram coletados para análise.
Os mesmos três loci foram analisados, comparando as amostras dos três suspeitos (A, B e C) e do DNA encontrado na cena do crime (F).Na imagem vemos os resultados em que se usou a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a eletroforese em gel.

Imagem associada para resolução da questão

(Adaptado de ALBERTS et al. Biologia molecular da célula.6. ed. Porto Alegre: Artmed,2017.)

Embora pessoas diferentes possam ter várias bandas em comum, o padrão geral é bastante distinto para cada pessoa. Assim, podemos dizer que o(s) indivíduo(s) que, pelo DNA, pode(m) ser eliminado(s) da investigação é(são)
Uma mulher do grupo A, heterozigota para essa característica, e Rh negativo, tem um filho do grupo B, heterozigoto para essa característica, e que nasceu com eritoblastose fetal.
Essa mulher quer que um certo homem assuma a paternidade da criança. O homem em questão pertence ao grupo B e é Rh negativo, sendo que seus pais têm o mesmo fenótipo dele e são homozigotos para as duas características.
Baseado na herança dessas características, assinale a afirmativa correta.
O exame de material biológico encontrado em um corpo enterrado em uma cova rasa, próxima à cidade de Buenos Aires, permitiu correlacionar um potencial suspeito ao local do crime.
A análise comparou a composição palinológica encontrada na cena do crime com a flora local, com as roupas da vítima e com amostras obtidas de pás e botas apreendidas na residência do suspeito.
A análise palinológica é o estudo de estruturas, como