Questões de Concurso
Filtrar
2.030 Questões de concurso encontradas
Página 378 de 406
Questões por página:
Sobre a política de austeridade imposta pelo Banco Central Europeu e o FMI a alguns países da zona do euro, analise as afirmativas a seguir.
I. A economia grega viveu uma recessão sem precedentes em tempos de paz, encolhendo 25% do PIB nos últimos 5 anos.
II. Os movimentos populares, como o Podemos na Espanha, ganharam espaço político graças ao discurso antiausteridade.
III. A adoção dessa política provocou o empobrecimento da classe média e aumentou significativamente o desemprego.
Assinale:
I. A Catalunha é uma comunidade autônoma que, em 2014, mediante um processo participativo, manifestou seu desejo de tornar-se um Estado-nação independente da Espanha.
II. A Escócia obteve a independência em relação ao Reino Unido, mediante plebiscito realizado em 2014.
III. Os departamentos que formam a meia-lua boliviana (Santa Cruz, Beni e Pando) tornaram-se independentes após o plebiscito de 2008, dando origem à nação Camba.
Assinale:
Analise a imagem a seguir.
Com relação aos impactos socioambientais decorrentes da evolução da matriz energética brasileira desde 2001, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O uso de usinas termelétricas pertence a um modelo elaborado após a crise energética de 2001, para diversificar as fontes de fornecimento de eletricidade.
( ) As usinas termelétricas são alimentadas pela queima de combustíveis fósseis, o que gera a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.
( ) A geração de energia elétrica brasileira assenta-se majoritariamente em fontes não renováveis, cuja exploração tem forte impacto ambiental.
As afirmativas são, respectivamente,
I - A China invadiu o Tibet em 1950 e o seu controle é considerado uma questão de segurança nacional, pois o governo de Pequim teme que a independência do Tibet leve ao esfacelamento do território chinês.
II - Os monges budistas tibetanos protestam publicamente em prol do retorno de seu líder espiritual máximo, o Dalai-Lama, exilado na Índia.
III - As reivindicações dos tibetanos estão, atualmente, muito mais centradas na luta por mais autonomia do que propriamente por completa independência, apesar da conhecida campanha “Free Tibet” (Tibet Livre).
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)