Questões de Concurso
Filtrar
2.080 Questões de concurso encontradas
Página 380 de 416
Questões por página:
[...] a Embraer e a Telebras divulgaram um acordo que promete ajudar o Brasil a acelerar sua capacitação no setor aeroespacial, desenvolver novas tecnologias, ter mais autonomia no setor de defesa e, de quebra, levar a internet por banda larga aos locais mais remotos do país. As duas companhias anunciaram a formação de uma nova empresa. [...] A primeira missão [...] será capitanear o desenvolvimento de um novo satélite geoestacionário, [...]. A principal função do novo equipamento, prestar o serviço de transmissão de dados sigilosos ao Ministério de Defesa, é importantíssima para o país.
Revista Isto É. São Paulo: Abril, n.2.221, 6 jun.2012, p.126.
Levando-se em conta a principal função do novo equipamento, expressa no trecho acima, tal empreendimento é muito importante porque o Brasil carece de satélites para transferência de informações de forma segura.
Nesse contexto, encontram-se, especialmente, as de caráter
Algo sinistro começou a acontecer nos Estados Unidos, em 2006. A taxa de despejos em áreas de baixa renda de cidades antigas, [...], repentinamente, explodiu. Contudo, as autoridades e a mídia não deram atenção porque as pessoas afetadas eram de baixa renda, [...].
Foi somente em 2007, quando a onda de despejos atingiu a classe média branca, [...], as autoridades começaram a levar em consideração, e a grande imprensa, a comentar. Projetos de novos condomínios e comunidades fechadas (muitas vezes em “bairros dormitórios” ou atravessando zonas urbanas periféricas) começaram a ser afetados. Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas, e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejados. [...] Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias.
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
Uma grave crise econômica instaurou-se recentemente nos EUA. Assim é que, em 2008, a crise das hipotecas subprime, como veio a ser chamada, provocou
O texto abaixo, de Frei Betto, foi publicado pouco antes do evento Rio+20.
Em junho, o Brasil abrigará, no Rio, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Paralelo ao evento oficial, haverá a Cúpula dos Povos, que congrega os movimentos sociais e ambientais. A disputa será entre a “economia verde”, defendida pelos arautos do neoliberalismo e a “economia solidária”. [...] Constata a ONU que, embora tenha havido melhoria nos itens saúde e educação, comparados às décadas anteriores, ainda hoje cerca de 900 milhões de pessoas carecem de acesso à água potável, e 2,6 bilhões não dispõem de saneamento básico [...].
Revista Caros Amigos. São Paulo: Abril. v. 16, n. 181, 20 abr. 2012, p. 16.
A disputa a que o texto faz referência deve-se ao fato de os defensores da “economia solidária” acreditarem que não haverá preservação ambiental sem a adoção de medidas eficazes de
Estados e municípios produtores de petróleo lançaram mão de um novo argumento para convencer os outros entes da federação a manter a distribuição de royalties do petróleo do pós-sal como está e desistir da ideia de derrubar o veto do então presidente Lula ao projeto aprovado pelo Congresso no ano passado.
OSWALD, V. Estados e municípios produtores de petróleo apelam para risco futuro. O Globo, Rio de Janeiro, 20 maio 2011. Economia, p.26.
Os representantes dos estados e municípios mencionados argumentam a favor da manutenção da atual divisão de royalties de petróleo a fim de evitar a
Três anos depois da crise financeira internacional, os que estavam no comando continuam controlando o sistema. A relação entre Estados e mercado é mais do que nunca desfavorável aos primeiros. O governo de George W. Bush, ainda mais próximo de Wall Street, destruiu o que tinha sobrado dos mecanismos de controle. Quando os profissionais de finanças tentam se situar na linha de Adam Smith, eles violam despreocupadamente os princípios por eles enunciados.
WARDE, I. Crise, os mesmos fatores de sempre. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n.50, set.2011, p.12.
A análise apresentada destaca que, no sistema financeiro internacional, persiste a predominância do