Filtrar


Questões por página:
“O movimento só se torna gesto ‘para si’ porque antes foi gesto ‘para o outro’. Desta maneira, o que é internalizado não é o gesto, como materialidade do movimento, mas sua significação, e desta maneira permite a passagem do plano social para o pessoal.” (PINO, in Placco, p.55). Esta afirmativa circunscreve na perspectiva da teoria interacionista:
Considerando a contribuição de Henri Wallon (1879-1960) para a educação, Mahoney, in Placco, tendo por referência que a identidade única do aluno resulta da configuração que se estabelece a cada instante entre seus conjuntos motores, afetivos e cognitivos, significa entender que toda e qualquer atividade escolar envolve os três conjuntos e qualquer planejamento precisa responder a:
Uma aula de Educação Física que venha a garantir “um processo onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados são benéficos para todos”, circunscreve no contexto de uma educação humanista orientada pelo desenvolvimento e a aprendizagem da:
Contribuir para que o aluno aprenda a SER, a CONHECER, a APRENDER, a FAZER e a VIVER JUNTO, deverá ser o objetivo de uma educação para a nova geração, fundamentada em uma PEDAGOGIA TRANSDISCIPLINAR. É a proposta de:
“Não há por que desenvolver habilidades (correr, saltar, girar etc.) que não sejam significativas, isto é, que não sejam uma promoção de relações aperfeiçoadas do sujeito com o mundo, de modo a produzir as ações que o tornem cada vez mais humano, [...], mais presente, mais consciente, testemunha do mundo em que vive.”Isso pressupõe realizar uma educação física vinculada à: