Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Muitos jesuítas declaravam que estavam na América portuguesa em nome do rei e do Papa e que, em função disso, “exigiam” respeito e obediência de todos os moradores, inclusive, das autoridades políticas e religiosas. O padre Nobrega, em carta ao padre Simão Rodrigues, em 1550, afirmou que tinha dois desejos desde que havia chegado às terras brasileiras: o primeiro era ver os cristãos se comportando como tal e o segundo era que os índios aceitassem a conversão verdadeiramente, adotando a Igreja católica como mãe.
mostrar texto associado
Após a abolição do tráfico de escravizados, a classe brasileira rural abastada enfatizava a necessidade de impedir a posse gratuita das terras pelos menos favorecidos. A Lei de Terras aparecia agora como urgente e necessária, não mais dando prioridade à questão das terras, senão à necessidade de estimular a reforma agrária e permitir aos imigrantes e descendentes de escravizados que pudessem assumir lotes de terras e tornarem-se membros da nobreza.
O nome oficial do Brasil é República Federativa do Brasil. O nome Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país.
Mediante isto, assinale a alternativa que conste CORRETAMENTE o significado de BRASIL.
A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), deixou um saldo terrível: mais de trinta milhões de feridos e mais de cinquenta milhões de mortos, além de outras perdas imensuráveis. Sobre esse fatídico acontecimento, analise as afirmativas abaixo:
I - No início da Segunda Guerra Mundial o avanço militar nazista foi fulminante, chegando a ocupar Paris em junho de 1940.
II - O ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941, levou o Congresso dos Estados Unidos a declarar guerra ao Japão no dia seguinte, oficializando o confronto no Pacífico.
III - Até o início de 1942, Alemanha, Itália e Japão dominavam a guerra, executando uma contínua expansão.
IV - Durante a chamada Batalha de Stalingrado as forças soviéticas foram praticamente aniquiladas: mais de 250 mil soldados russos morreram e mais de 100 mil foram feitos prisioneiros.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
O século XVI ficou marcado, dentre tantos acontecimentos, pelo surgimento de novas religiões cristãs, que acabaram com a hegemonia política e espiritual da Igreja Católica, abalando o poder do papa. Esse amplo processo de transformação religiosa ficou conhecido como Reforma Protestante. Em relação a este tema, analise as afirmativas abaixo:
I - A Reforma Protestante iniciou-se na Alemanha sob a liderança de Martinho Lutero, que condenava diversas práticas da igreja católica medieval, dentre elas, a venda de indulgências.
II - Em 1520 o papa Leão X, por meio de uma bula, condenou Lutero e intimou-o a se retratar, sob pena de ser considero herege, fato acatado por Lutero.
III - Na Inglaterra, o líder da revolução protestante foi o próprio rei Henrique VIII, que rompeu com o papado usando problemas pessoais, pois pretendia desfazer seu casamento com Ana Bolena e casar-se com Catarina de Aragão, alegando querer um herdeiro para o trono da Inglaterra.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar: