Filtrar


Questões por página:
“Foi um decreto emitido pela Ditadura Militar durante o governo de Artur da Costa e Silva no dia 13 de dezembro de 1968. É entendido como o marco que inaugurou o período mais sombrio da ditadura e que concluiu uma transição que instaurou de fato um período ditatorial no Brasil. Ele deve ser enxergado como o resultado final de um processo que foi implantando o autoritarismo no Brasil pouco a pouco no período entre 1964 e 1968. Foi a conclusão de um processo que visava a governar o Brasil de maneira autoritária em longo prazo.” O trecho acima diz respeito a(ao):

“Foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.”


O trecho acima diz respeito:

Visualizar Questão Comentada
O regime autoritário que se estabelecera sobre o Brasil a partir do golpe civil-militar de 1964 contou com diversos mecanismos de controle contra as “ameaças” internas poderiam ser potenciais adversários dos governos militares. Com a decretação do AI-5 em 1968, uma das primeiras atitudes do Governo brasileiro foi a criação da Sisni (Sistema Nacional de Informações), da qual fazia parte a SNI (Serviço Nacional de Informações), órgão que tinha a incumbência de
A chamada “Era Vargas” (1930-1945) pode ser dividida em três períodos: o Governo Provisório (1930- 1945), o Governo Constitucional (1930-1937) e o Estado Novo (1937-1945). Esse último uma espécie de “autogolpe”, que culminou com o fechamento do Congresso e a suspenção da Constituição vigente. Como justificativa para tal rompimento democrático, Vargas se baseou em um documento divulgado pela imprensa, que alegava uma suposta tomada do poder pelos comunistas. Esse documento foi batizado de:
Instaurada a República em 1889, era preciso consolida-la. A Constituição de 1891 tinha como objetivo abolir as instituições monárquicas (Senado Vitalício, Poder Moderador e Conselho de Estado), além de organizar a incipiente república brasileira. As alternativas abaixo constam como itens do texto constitucional, exceto: