Filtrar


Questões por página:

Observe a imagem a seguir, que reproduz a capa de um cordel divulgado em 2010:



Durante a 2ª Guerra Mundial, o envio de tropas dos Estados Unidos da América para o Teatro de Operações foi viabilizado por meio de intensa negociação diplomática com os países latino-americanos, no bojo da “Política da Boa Vizinhança” do governo de F. D. Roosevelt. Nesse contexto, a aliança com o Brasil teve importância estratégica.
A partir da interpretação da xilogravura de Sebastião Palhares, conclui-se que a expressão “Trampolim da Vitória”, difundida na década de 1940, refere-se ao

No final do século XIX, a política externa norte-americana em relação à América Latina passou por profundas transformações, que levariam até mesmo à reinterpretação da Doutrina Monroe, por meio do “corolário Roosevelt” (1904).

A política dos Estados Unidos da América conhecida como “Big Stick” (Grande Porrete), caracterizava-se pelo

O mapa a seguir representa a distribuição de comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas pela Fundação Palmares, até 2007.



A partir dos dados quantitativos e cartográficos representados no mapa, sobre a quantidade de comunidades quilombolas reconhecidas e sua distribuição pelo território nacional, assinale a opção correta.

O Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação aprovou, em 2004, resolução que instituiu as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”.

O conjunto de diretrizes estabelecido, pautado em marcos legais anteriores (como a Lei nº 10.639, de 2003), especificou que

Leia a notícia a seguir:

E se alguém te dissesse que o Brasil está longe de ser um país multiétnico? – e que a Copa do Mundo evidencia isto de uma maneira muito simples? Em um texto publicado na última terça-feira no jornal inglês The Guardian, o repórter Felipe Araújo faz uma reflexão sobre a torcida brasileira na Copa do Mundo: ‘Cobrindo a Copa do Mundo como jornalista me encontrei participando de um jogo similar ao ‘Onde Está Wally?’, o problema é que a pergunta agora era mais séria: onde estão os negros? Passei por cinco cidades-sede até o momento e em todas elas a pergunta para a resposta estava distante de ser respondida – eu até perdi lances de gol enquanto procurava por negros nas torcidas.’”

(Onde estão os negros? Texto do The Guardian. Pragmatismo político [on-line], 4 jul. 2014.)

A reportagem publicada no jornal inglês abordou, com estranhamento, a flagrante discrepância entre o número de negros na população brasileira e a quantidade de negros presentes na torcida brasileira nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014.
Desse ponto de vista, o campeonato futebolístico evidencia que o Brasil é um país racista, porque a desproporção apontada é consequência histórica da