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“Em meio ao processo de consolidação do Estado Nacional, assinalado por disputas regionais, coube ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro o dever de uma história tida como oficial.” (MONTEIRO, Luíra Freire. Retórica da Alteridade: Portugal e Retórica da Alteridade portugueses na historiografia brasileira. São Paulo: Hedra,2016, p.19).

Considerando que o fazer historiográfico, no século XIX, privilegiava a história da nação, narrando ações políticas, militares e de guerras, analise as proposições a seguir:

I- A ideia de que a missão da história era preservar a memória das vidas e feitos dos grandes homens do passado esteve presente na narrativa dos historiadores do século XIX no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro contribuindo diretamente no fazer histórico no espaço escolar durante décadas.
II- No Positivismo compete ao historiador essencialmente coletar e recuperar os documentos escritos, fazer uma análise minuciosa, sem interpretação, buscando formular uma verdade única e absoluta.
III- A Escola dos Annales, embora repense o conceito de documentos históricos, defende ainda a concepção de que o tempo histórico é estático e linear, não admitindo que o tempo histórico tenha ritmos diferenciados.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
“É bom ressaltar, que uma das imagens mais frequentes a que discursos estado-novistas recorriam para caracterizar o processo de construção do Estado Nacional, era o da formação de uma grande família.” (GOMES, Ângela de Castro. A política brasileira em busca da modernidade na fronteira entre o público e o privado in Lilia M. Schwarcz. (Organizadora do volume) História da Vida Privada no Brasil 4. Contrastes da intimidade contemporânea. SP. Companhia das Letras. Ano 1998 p.527)
Considerando a Era Vargas, analise as proposições a seguir:
I- A obra política de Vargas, com destaque para a social-trabalhista, era apresentada como testemunho de um equilíbrio perfeito entre razão e emoção, que levava as leis da era Vargas a serem ditadas pela sabedoria – era o absolutismo da razão somado ao despotismo da emoção. II- O queremismo foi, um dos grandes indicadores da popularidade de Vargas. Popularidade esta que vinha sendo cultivada em várias festas, que assumiam contornos ritualizados como o Dia do Trabalho, desde o início dos anos 40. III- A base do modelo corporativista implantado por Vargas na década de 30, condenava a participação do povo com suas organizações, sendo elas as associações profissionais, ou os sindicatos que se tornaram pelegas, diante da realidade nacional.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Considere os costumes dos povos originários, no advento da colonização e avalie as assertivas a seguir:
I- O adultério feminino era bem aceito entre todos os povos originários do Brasil, porque admitiam a liberdade sexual em todas as etapas da relação humana. II- Os estudos recentes apontam que as diversas nações que existiam no século XVI tinham bens privados, inclusive a terra. Daí os conflitos com europeus e as guerras entre as tribos. III- No momento do parto, maridos ajudavam suas mulheres, comprimindo-lhes o ventre. O cordão umbilical do filho homem era cortado com os dentes do pai, enquanto as meninas recebiam da mãe, os primeiros cuidados.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Considerando os movimentos que marcaram as últimas décadas do século XIX, avalie as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
“O Historicismo alemão, e seus desdobramentos em outros países europeus e mesmo nas Américas, deverá ser entendido em sua relação direta com o contexto de afirmação dos Estados Nacionais do século XIX.” (José de Assunção Barros. Teoria da História; Vol. II. RJ. Vozes.2011.p.107)
Considerando o paradigma historicista analise as proposições a seguir:
I- O Historicismo apresenta uma perspectiva sobre o homem com bases na tendência dominante do iluminismo que é uma herança desde o século XVIII e que é sustentada pelo Positivismo com sua perspectiva generalizante. II- O paradigma historicista condena a relatividade do objeto histórico porque acredita que as leis de caráter geral sejam válidas para todas as sociedades. III- Os três traços essenciais do pensamento historicista são: relatividade do objeto histórico; especificidade metodológica da História e subjetividade do historiador. IV- A atitude historicista busca perceber a diferença, a singularidade, o específico, o particular. A concepção historicista deleita-se com a percepção do movimento.
É CORRETO o que se afirma apenas em: