Questões de Concurso
Filtrar
3.198 Questões de concurso encontradas
Página 576 de 640
Questões por página:

Cerca de 850 policiais civis e militares estão se revezando na ocupação das comunidades no complexo do Nordeste de Amaralina — que inclui ainda os bairros de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho — iniciada na madrugada de ontem [25 mar.2011], em uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas. (CIRINO; LIMA, 2011, p. A4).
alternativa que se relaciona, corretamente, à ocupação no complexo do Nordeste de Amaralina é a
Sobre a economia baiana atual, é correto afirmar:
Se, por um lado, a dimensão política do modelo de Estado [...] decorre da dimensão religiosa do pensamento de seu fundador e, assim, ambas se suportam reciprocamente, o mesmo parece ter ocorrido com a dimensão econômica do desenho daquela sociedade. De fato, a fortíssima raiz cultural do trabalho coletivista e da ajuda mútua no meio rural, [...], largamente empregados na região da caatinga, sugerem que o Estado [...] desenvolveu-se com a prática disseminada de um modelo de economia centrada na produção coletivista e que [...] foi na realidade um grande mutirão. (SE..., 2011).
A análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre os movimentos sociais na Bahia, permitem afirmar que ele se refere à
Em 1943, os nossos quarenta e tantos milhões de habitantes viviam praticamente na faixa litorânea. A Amazônia era um mundo remoto, e o Brasil Central, como dizia o jornalista George Ferreira, “parecia mais distante que a África”. A faixa-limite do conhecimento civilizado morria ali mesmo no Araguaia. E a Segunda Guerra, com a sua tônica do espaço vital, serviria para trazer à nossa visão a imensa carta geográfica brasileira, com suas não menos imensas manchas brancas.
VILLAS BOAS, Orlando e Cláudio. A Marcha para o Oeste – A epopeia da expedição Roncador-Xingu. São Paulo: Globo, 1994, p.24. Apud FRANCO GARCIA, Ledonias. Goyas: uma província do sertão. Goiânia: Cânone, PUC-Goiás, 2010. p.170.
O texto dos irmãos sertanistas, Cláudio e Orlando Villas Boas, apresenta um argumento para justificar a Expedição Roncador-Xingu, por eles comandada, de acordo com a política varguista, de caráter