Questões de Concurso
Filtrar
3.349 Questões de concurso encontradas
Página 88 de 670
Questões por página:
Maravilhas da Casa Velha da Ponte
Na Casa Velha os quartos têm nome: varandinha, quarto escuro, quarto de oratório, alcova da vó Fiinha, sobradão, sobradinho, quarto da Felizarda. O quarto donde escrevo chama-se sobradinho. A janela do sobradinho olha o rio e eu, da janela, olho o mundo. Vejo a ponte, em ângulo, o Hotel Municipal, o banco de pedra, um pedaço de cais e gente que passa. Vejo um poste alto e uma rede de fios em fio inclinado saindo das piorras de louça branca. Desce do alto do poste em fio inclinado que atravessa o rio e vem se encravar na base do velho muro da Casa Velha.
CORALINA, Cora. Maravilhas da Casa Velha da Ponte. In: CORALINA, Cora. Villa Boa de Goyas. São Paulo: Global,2003, p.31.
No texto, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nome de batismo da escritora Cora Coralina, enfatizou a Cidade de Goiás e seus lugares coloniais, assim como fez em outros poemas registrados em seus livros. Em relação às suas obras, a autora
Sobre a história de constituição do município de Santa Cecília, analise os itens a seguir:
I. Em divisão territorial datada de 1 de janeiro de 1979, o distrito de Santa Cecília figura no município de Umbuzeiro. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cecília de Umbuzeiro, pela lei estadual nº 6 176, de 13 de dezembro de 1995, desmembrado de Umbuzeiro, sede no antigo distrito de Santa Cecília. Construído do distrito sede.
II. Instalado em 01 de 01 de 1997, pela lei municipal nº 17 de 03 de junho de 1997, o município de Santa Cecília do Umbuzeiro passou a denominar-se Santa Cecília. Em divisão territorial datada de 2003, o município é construído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2010.
III. A alteração toponímica municipal Santa Cecília do Umbuzeiro para Santa Cecília alterado pela lei municipal de nº 17, de 03 de janeiro de 1997.
Está(ão) CORRETO(S):