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O Plano Político-Pedagógico (PPP) é considerado um instrumento basilar da gestão democrática escolar, na medida em que articula concepções de educação, finalidades sociais e diretrizes pedagógicas.

Nesse sentido, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
A avaliação da aprendizagem pode incidir sobre diferentes objetos: fatos e conceitos, procedimentos e resultados, tanto internos quanto externos. Considerando essa taxonomia e sua aplicação na prática pedagógica, analise as proposições a seguir:

I. A avaliação de fatos e conceitos exige instrumentos objetivos, sendo inadequada para avaliações formativas, pois não permite inferência sobre processos cognitivos mais complexos.
II. A avaliação de procedimentos requer observação indireta e registros quantitativos, sendo completamente insuficiente quando se utilizar testes padronizados ou de múltipla escolha.
III. Resultados internos, como autorregulação, atitudes e valores, não são diretamente observáveis, mas podem ser inferidos por meio de triangulação de dados qualitativos e quantitativos, em abordagens avaliativas mais integradas.
IV. A valorização exclusiva dos resultados externos, como desempenho em testes e produtos finais, tende a negligenciar o processo de aprendizagem, promovendo uma cultura de performance em detrimento da reflexão pedagógica.
V. A avaliação integrada dos diferentes objetos (conceituais, procedimentais, atitudinais) exige coerência entre intencionalidade pedagógica, estratégias de ensino e critérios de avaliação, sob risco de se incorrer em práticas fragmentadas ou descontextualizadas.

Estão corretas, apenas, as afirmativas:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, representa o principal marco regulatório da organização da educação brasileira, sendo um instrumento normativo que estabelece fundamentos, princípios, finalidades, níveis e modalidades de ensino no país. A partir dos apontamentos dessa Lei, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) A educação digital (incluindo letramento digital, computação, programação, robótica e outras habilidades) será componente curricular exclusivo do ensino médio. Já a educação nutricional e alimentar será obrigatória no ensino fundamental.
( ) A escola só poderá reclassificar alunos em casos de transferência entre instituições de ensino dentro do território nacional, com base nas normas curriculares gerais.

A sequência correta é:
Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem o papel das Artes no currículo escolar, após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Um dos docentes argumenta que a BNCC retirou a obrigatoriedade das Artes como componente curricular.

Diante desse cenário, assinale a alternativa correta quanto ao lugar das Artes na legislação vigente.
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Uma professora do 8º ano precisa redesenhar um ambiente de aprendizagem para uma sequência sobre “água e saneamento”. A turma é heterogênea: há estudantes com baixa visão, dois com dificuldades de leitura fluente e grande variação de repertório digital.

A escola dispõe de:

I. laboratório com 12 computadores;
II. tablets compartilhados;
III. kits simples de laboratório (filtros de papel, areia, carvão);
IV. quadro branco;
V. acesso instável à internet.

O objetivo é que os estudantes expliquem, com evidências, como diferentes métodos de filtração impactam a qualidade da água e comuniquem resultados a públicos diversos (comunidade escolar e famílias). Qual proposta integra ambiente e recursos instrucionais, considerando alinhamento pedagógico, carga cognitiva, acessibilidade/UDL e validade da avaliação?