Filtrar


Questões por página:
No último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, cerca de 7% da população brasileira apresenta alguma dificuldade em locomoção. Diversas são as causas que ocasionam tais dificuldades, como traumatismo crânio encefálico, lesão medular, acidente vascular encefálico, amputações, diabetes, obesidade, deficiência mental, mielomeningocele, doenças neuromusculares, entre outras. Na ação terapêutica ocupacional, pode-se prescrever ou indicar diversos dispositivos da tecnologia assistiva que auxiliem na mobilidade, como a cadeira de rodas. Na prescrição da cadeira de rodas, o Terapeuta Ocupacional (TO) considera algumas medidas essenciais para que o dispositivo traga suporte corporal, previna deformidades e/ou contraturas musculares, conforto e potencialize o desempenho ocupacional do indivíduo. Pode-se considerar como medidas essenciais na prescrição terapêutica ocupacional de uma cadeira de rodas, exceto:
Segundo Silva (2011), a análise de atividade é inerente ao tratamento terapêutico ocupacional, independente do cliente ter uma fratura no punho, ter sido acometido por um acidente vascular cerebral, estar dentro do transtorno do espectro autista ou apresentar um transtorno mental como a esquizofrenia. Sabe-se que Ocupação são ações rotineiras e familiares que os indivíduos realizam ao longo de sua vida que lhe fazem sentido e preenchem seu tempo. Sabe-se que, Atividade é parte da ocupação que o indivíduo está envolvido e envolve diversas tarefas. Enquanto que Tarefa é o fazer humano propriamente dito, porém necessitando de habilidades motoras, cognitivas, perceptivas e interativas. Para Molina e Arnaiz apud Cavalcanti, A.; Galvão, C. (2007), a análise de atividade contempla em cinco áreas. Correlaciona as colunas e em seguida, assinale a alternativa correta:
Coluna 1 I – Física. II – Sensório-perceptiva. III – Cognitiva. IV – Emocional. V – Social.
Coluna 2 A. Qual grau de concentração, memória e pensamento abstrato é necessário?
B. Qual o nível de habilidade de comunicação que se requer? Qual grau de cooperação se espera?
C. Facilita a expressão do sentimento? Satisfaz as necessidades? É motivante? E sobre qual aspecto da atividade? É estimulante?
D. Que tipo de movimento é necessário? Qual grau de força?
E. Que aspectos visuais, táteis e proprioceptivos estão implicados?
A mensuração da força muscular é fundamental para a avaliação funcional dos indivíduos, sendo utilizada na prática clínica com diversos objetivos, dentre eles o diagnóstico funcional para avaliação da melhora ou piora ao longo do tempo, e como medida preditiva ou prognóstica para a ocorrência de quedas e de limitações na realização de atividades de vida diária. É correto afirmar o seguinte:
A análise da atividade é resultante da identificação da história ocupacional do sujeito, do estudo das características de sua demanda, da análise sucinta do material a ser utilizado e de sua aplicabilidade (PEDRAL e BASTOS; 2008, pág.40). A análise da atividade é a geradora do raciocínio em terapia ocupacional e, nesse processo, o(s) fator(es) a serem observado(s) é/são
Na intervenção junto ao paciente com disfunções reumatológicas, a avaliação visa à obtenção de dados referentes ao estado físico, emocional e social do paciente, assim como ao impacto da doença sobre suas AVD, e fornece dados objetivos sobre o desempenho ocupacional do paciente que permitam o acompanhamento de sua evolução ao longo do tratamento. Sobre os Instrumentos padronizados para a avaliação funcional do paciente com disfunção reumatológica, é correto afirmar o seguinte: