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Observe a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

(Ropoli et.al. (2010). BRASIL. MEC. A Educação especial na perspectiva da inclusão escolar: escola comum inclusiva)


A figura refere-se a um recurso da tecnologia assistiva que é produzido com um arame revestido, no qual os dedos e a caneta são encaixados. O objetivo desse recurso é estabilizar ou auxiliar nos movimentos de pessoas com deficiência física nas atividades em que utilizam lápis, caneta ou pincel.

Assinale a alternativa que apresenta a denominação correta do recurso.

De acordo com Böck et al. (in Gomes et al.,2016), o software preditor de texto é uma possibilidade de tecnologia assistiva (TA) muito útil, como o software livre Eugénio, localizado na internet para download. Assinale a alternativa que corretamente se relaciona a esse software.
De acordo com Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), muitas crianças apresentam reflexos desencadeados de acordo com a posição da cabeça. Para que consigam permanecer com a cabeça em linha média, é importante que o professor se posicione de forma adequada. O Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA) é mediado pela estimulação proprioceptiva dos músculos do pescoço em resposta a um movimento ativo ou passivo de rotação lateral da cabeça.

De acordo com a autora, a persistência do RTCA
De acordo com Walkíria de Assis, na obra Entendendo a deficiência física (2012), para que a pessoa com deficiência física possa manipular determinados materiais e objetos, realizar Atividades de Vida Autônoma e Social (AVAS), ser mais independente, enfim, participar de maneira ativa, faz-se necessário o uso das chamadas tecnologias assistivas ou ajudas técnicas, que devem ser utilizadas atendendo às exigências de cada deficiência.

Assinale a alternativa que aponta, segundo a autora, o objetivo das tecnologias assistivas.

Considerando-se os processos de avaliação, planejamento e intervenção em terapia ocupacional, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Para a terapia ocupacional, o processo avaliativo é amplo e contínuo, a partir do qual se busca coletar e interpretar as informações necessárias para o planejamento da intervenção, sendo necessário seguir uma linha de raciocínio lógica na procura de respostas e caminhos que possibilitam maior conhecimento acerca do perfil ocupacional dos sujeitos-alvo para análise de sua participação e desempenho ocupacionais.


( ) Instrumentos de avaliação que apresentam rigor em seu histórico de criação e validação junto à população alvo, de modo a resultarem em dados confiáveis sobre os constructos que pretendem avaliar, são ineficientes em suas proposições.


( ) A avaliação compreende desde as etapas iniciais até o desfecho de uma intervenção, sendo que uma das formas mais eficazes para identificação de necessidades do sujeito é a utilização de instrumentos de avaliação, que são ferramentas específicas que possibilitam maior clareza para a definição de objetivos terapêuticos, facilitando a mensuração e documentação dos resultados obtidos em terapia.


( ) No caso da utilização de instrumentos de avaliação produzidos em outros países, não se faz necessário realizar a adaptação transcultural e a validação dessa nova versão.