Filtrar


Questões por página:
O processo de recuperação de áreas degradadas requer fundamentos da pedogênese, da física e da química do solo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando esses fundamentos às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Ferratilização. 2. Podzolização. 3. Gleização. 4. Salinização. 5. Sodificação.
Coluna 2

( ) Processo no qual ocorre a dispersão, o transporte e a deposição de material coloidal inorgânico ou, por vezes, inorgânico em associação, que se translocam de um horizonte superior para um inferior.

( ) Processo no qual se destaca o intemperismo químico e os mecanismos de transformação e remoção, constituindo em uma via de formação de formação de solos na qual processos de hidrólise, oxidação e lixiviação foram muito intensos, gerando acentuada dessilicação.

( ) Processo típico de ambiente na qual ocorre saturação permanente ou temporária de água durante maior parte do tempo, impondo condições de redução do ferro e do manganês.

( ) Processo que resulta em uma expressiva saturação da CTC por sódio.

( ) Processo típico de regiões semiáridas ou com estação seca bem pronunciada, onde ocorre uma acumulação de sais solúveis que, por aumento de concentração, precipitam no perfil.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente à aptidão agrícola de solos para uso, analise as assertivas a seguir:

I. Profundidade efetiva, relevo e declive da área, pedregosidade, matacões e rochosidade, e impedimentos químicos no solo são atributos que compreendem a análise da área de interesse para fins de avaliação.

II. A rochosidade, embora seja fator importante na avaliação da aptidão à mecanização, torna-se de menor peso atualmente, dada a capacidade de recolher as pedras na superfície do solo.

III. Na profundidade efetiva do solo, avalia-se a profundidade total do solo, uma vez que as raízes podem penetrar no solo, pois quanto maior a profundidade e o volume de solo explorado, maior a capacidade de absorver água e nutrientes e fornecer suporte físico às plantas.

IV. Solos salino-sódicos são de fácil recuperação desde que apresentem boa permeabilidade, o que permite lavagens intensas, seja com irrigação ou da própria água da chuva. A exemplo, os solos da região costeira do RS.


Quais estão INCORRETAS?
Visualizar Questão Comentada
Referente aos principais fatores de degradação de solos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ajuste de carga animal e oferta de forragem são fatores com baixo impacto sobre a degradação de solos e do ambiente.

( ) O desenvolvimento de atividades industriais e/ou bioindustriais, ainda que devidamente regulamentadas, geram impacto no ambiente e, portanto, tem potencial de causar degradação do solo.

( ) Atividades agrícolas que aportam insuficiência de fertilizantes, uso de água de irrigação de baixa qualidade e uso inapropriado de máquinas agrícolas são fatores que têm impacto negativo na conservação de solos.

( ) A exploração intensiva do solo e da vegetação para fins de produção de combustíveis e biocombustíveis são agentes de degradação do solo.

( ) Desmatamento ou remoção da vegetação natural para fins de agricultura e/ou pecuária, florestas comerciais, construção de estradas e urbanização constituem fatores importantes de degradação de solos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Referente ao descarte e ao reúso de efluentes líquidos no âmbito do estado do Rio Grande do Sul, analise as assertivas a seguir:

I. Efluente líquido industrial é despejo líquido resultante de qualquer atividade produtiva, oriunda prioritariamente de áreas de transformação de matérias primas em produtos acabados.

II. Efeito de borda é o comportamento observado em ensaios de infiltração desenvolvidos em pequenas escalas em decorrência da capilaridade do solo.

III. Razão de adsorção de sódio é a razão entre os íons de sais solúveis que indica a percentagem de sódio contida no efluente, em relação ao cálcio e magnésio, que pode ser adsorvido pelo solo, sendo um critério adotado para avaliar o risco de solidificação do solo em função da concentração de sódio contida no efluente.

IV. Vazão de referência: valor de vazão que passa a representar o limite superior de utilização da água em um curso d’água.


Quais estão corretas?
Para o desenvolvimento da RAD, faz-se necessário o entendimento e a aplicação de conhecimento não somente da área em questão, mas de elementos técnicos inerentes à área. Referente a aplicações do conhecimento da física do solo em RAD, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pode ser utilizado para verificar o momento adequado para o preparo do solo, em função do teor de água, evitando a degradação da estrutura.

( ) Métrica como espessura dos horizontes A ou A+B tem pouca relevância quando se trata de prevenção de degradação, uma vez que esse dado apresenta pouca ou nenhuma relação com as perdas potenciais suportadas pelos solos.

( ) A presença de selo ou crosta superficial é um parâmetro físico relevante no entendimento dos processos de degradação, especialmente porque, para um mesmo volume de precipitação e mesma cobertura vegetal, quanto maior o teor de argila de um solo, maior é a formação de selo e, por consequência, da resistência da crosta.

( ) Sinônimos do processo de degradação, a compactação e o adensamento têm o mesmo conceito e, por esse motivo acrescido da estabilidade de sua leitura no tempo, têm sido indicadores consistentes de degradação de solos.

( ) A detecção precoce da erosão laminar pode prevenir o avanço do processo.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: