Filtrar


Questões por página:
Com base nos efeitos diretos e indiretos da competição provocada por plantas daninhas em culturas frutíferas tropicais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A competição direta entre plantas daninhas e frutíferas ocorre, principalmente, pela luz, água e nutrientes, impactando negativamente o desenvolvimento das culturas.

( ) Entre os efeitos indiretos da presença de plantas daninhas, destaca-se o aumento da umidade no dossel, o que pode favorecer a incidência de doenças fúngicas nas frutíferas.

( ) A competição por luz é mais intensa nos primeiros estágios das frutíferas tropicais, o que torna o manejo de plantas daninhas menos relevante nas fases iniciais do cultivo.

( ) A infestação por plantas daninhas pode dificultar tratos culturais e a colheita, representando um efeito indireto sobre a produtividade e a eficiência operacional.

( ) Algumas plantas daninhas podem atuar como hospedeiras de pragas e patógenos, intensificando os efeitos indiretos negativos sobre as frutíferas tropicais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre o manejo e os impactos dos nematoides em frutíferas tropicais, analise as assertivas a seguir:

I. Meloidogyne spp. (nematoide-das-galhas) é o gênero que afeta frutíferas tropicais, formando galhas nas raízes e prejudicando o desenvolvimento da planta.

II. O uso de porta-enxertos tolerantes ou resistentes é uma estratégia eficaz para reduzir os danos causados por nematoides em frutíferas perenes.

III. Plantas infestadas por nematoides geralmente não apresentam sintomas na parte aérea e crescimento radicular vigoroso devido ao superbrotamento radicular provocado pelos nematoides.

IV. A adubação nitrogenada intensa é utilizada para estimular o desenvolvimento normal das raízes em pomares adultos infectados por fitonematoides, sendo considerada uma medida de controle cultural.

V. A rotação de culturas e a adição de matéria orgânica são práticas úteis no manejo cultural de nematoides, auxiliando na redução da população desses patógenos no solo.

Quais estão corretas?
Apesar de ser uma cultura adaptada ao clima tropical, a mangueira pode sofrer redução e alternância da produtividade em função de fatores intrínsecos à cultura. Sobre os fatores que contribuem para a baixa produtividade e alternância de produção em mangueira, analise as assertivas abaixo:


I. O excesso de crescimento vegetativo, favorecido por altas temperaturas e fotoperíodo neutro, contribui para a baixa floração e produção de frutos.

II. A deficiência no acúmulo de reservas de carboidratos nas gemas resultante de manejo inadequado (como falta de poda e adubação deficiente) determina alternância na produção da mangueira.

III. A utilização de reguladores vegetais como o paclobutrazol (PBZ) é uma prática eficaz para estimular a indução floral, reduzindo o crescimento vegetativo e contribuindo para maior uniformidade da produção.

IV. A mangueira é altamente sensível ao fotoperíodo, e a ausência de alternância de dias longos e curtos impede a regularidade da frutificação, sendo este o principal fator de alternância produtiva.

Quais estão corretas?
Com base em novos avanços na fruticultura tropical referente à adaptação de espécies que há pouco tempo eram cultivadas apenas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, analise as assertivas a seguir, que dizem respeito ao manejo do caquizeiro, da pereira e da macieira, espécies adaptadas ao clima tropical e semiárido, conforme Aleiro et al. (2025):

I. O caquizeiro adaptado ao clima tropical demanda podas anuais de frutificação e desponte de ramos para induzir brotações mais produtivas.
II. A pereira tropical requer condução em eixo central e uso de porta-enxertos adaptados, sendo possível induzir floração com técnicas de estresse hídrico e adubação diferenciada.
III. A macieira pode ser cultivada em regiões tropicais desde que manejada com quebras de dormência químicas e podas verdes para controlar crescimento vegetativo.
IV. A condução do caquizeiro e da pereira em clima tropical independe de práticas como poda ou escolha de porta-enxertos, pois ambas se adaptam naturalmente sem necessidade de intervenções técnicas.

Quais estão corretas?
Conforme Clemente et al. (2015), quanto a recomendações para produção de hortaliças para agricultura familiar, existem particularidades dentro de cada espécie que devem ser levadas em consideração para o bom desenvolvimento da cultura. A espécie, a distribuição espacial de plantas requerida pela cultura e a forma de plantio mais adequada (transplante de mudas pré-cultivadas ou uso direto de sementes) são alguns dos aspectos que devem ser considerados para sua máxima eficiência produtiva. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as combinações entre cultura, espaçamento e tipo de plantio, de acordo com as recomendações técnicas mais adequadas para a espécie em questão.