Filtrar


Questões por página:
Os solos desempenham diversas funções essenciais para a vida na Terra. Com relação a essas funções, assinale a alternativa incorreta.
Qual o principal pré-requisito para iniciar um programa de melhoramento genético?
Os fatores de formação do solo atuam de forma conjunta e dinâmica, resultando na diversidade de solos presentes em diferentes ambientes. Marque a alternativa incorreta.
O município de Lavras da Mangabeira, localizado no estado do Ceará, apresenta características geográficas que influenciam diretamente seu clima, relevo e recursos hídricos. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. A vegetação predominante é a caatinga arbustiva aberta e densa, com presença de áreas de cerrado no alto do Boqueirão do Rio Salgado.
II. O município esta inserido na Depressão Sertaneja, com altitudes variando entre 200 e 500 metros acima do nível do mar, e solos compostos por rochas do embasamento cristalino pré-cambriano.
III. A precipitação pluviométrica média anual é de aproximadamente 808,8 mm, com chuvas concentradas entre janeiro e abril, caracterizando um clima tropical quente semiárido.
IV. O município possui 192 açudes, sendo o açude Rosário o principal reservatório, abastecendo a sede e áreas rurais, com destaque para a piscicultura.
V. A principal atividade econômica é a agricultura, destacando-se a produção de algodão, banana, milho, feijão e arroz, além da pecuária e indústria de vestuário.

Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que:
(PMM/URCA 2025) Analise as afirmações abaixo sobre fitossanidade relacionada a patógenos nematoides na cultura do milho e assinale a alternativa CORRETA:

I. Pratylenchus brachyurus, Pratylenchus zeae e Helicotylenchus dihystera são exemplos de parasitas nematoides que causam lesões em raízes de milho, dificultando a absorção de nutrientes e água, e podendo acarretar prejuízos na produtividade das lavouras.
II. Existe uniformidade nos danos causados por nematoides na cultura do milho, não havendo variação significativa quanto aos gêneros envolvidos ou relação com o tamanho da população do nematoide infectante e condições do solo ou idade da planta.
III. O uso de cultivares resistentes pode ser considerada uma medida eficiente e econômica no controle de nematoides do milho e a rotação de culturas com espécie não hospedeira presente na área de cultivo do milho também pode ser recomendada.
IV. No Nordeste do Brasil, o nematoide-das-lesões radiculares (Pratylenchus spp.), apesar de não causar doenças específicas, predispõe o milho a outras doenças como a podridão radicular por Fusarium e murcha bacteriana, ao danificar as raízes e abrir portas para a entrada de patógenos secundários.
V. Exemplos de sintomas observados por lesões causadas por Pratylenchus spp. podem ser: clorose, enfezamento e redução de raízes e folhas.