Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O novo padrão digital de televisão denominado HDTV (high definition television) está sendo implantado em todo o mundo por meio de diversas tecnologias. No Brasil, a tecnologia adotada consiste no ISDB-T, que utiliza a compactação MPEG-4 com codificação AAC para áudio e H.264 para vídeo, e possibilita a recepção da imagem em alta definição, a multiprogramação e a integração com a Internet.
mostrar texto associado
A interface HDMI (high definition multimedia interface) — encontrada em mídias de DVD do tipo BluRay, em câmeras digitais de vídeo e em mídias de video game — permite a transmissão de áudio e vídeo (em sinal digital e analógico) em altas velocidades (10.2 Gbps na versão 1.3) e suporta diversos formatos de vídeo (de baixa e alta definição), bem como vários canais de áudio. Essa interface suporta, ainda, os formatos de áudio dos tipos Dolby TrueHD e DTS-HD.
mostrar texto associado
O processo de digitalização do som ocorre, geralmente, a partir de fontes naturais ou pré-gravadas, utilizando-se microfones, fitas cassetes, VHS ou similares, programas de rádio ou televisão. Nesse processo, sampling rate corresponde ao registro de um som — armazenado em forma de números binários (bits) — em determinado instante.
mostrar texto associado
Geralmente, um microfone é composto por um diafragma — responsável por perceber o movimento das ondas sonoras — e por um elemento gerador — responsável por transformar a variação do diafragma em sinais elétricos proporcionais aos movimentos das ondas sonoras.
mostrar texto associado
Na maioria dos microfones, as ondas sonoras são convertidas por meio de um diafragma fino e flexível e, em seguida, convertidas em sinal elétrico por intermédio de bobina móvel ou carga e descarga de um condensador. Os microfones dinâmicos, por exemplo, necessitam de uma tensão de alimentação contínua externa, denominada phantom power.