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Um dos procedimentos realizados na captação sonora corresponde ao controle de fase. O incorreto posicionamento dos microfones em relação à fonte geradora pode gerar cancelamento de fase ou mesmo reforço de algumas frequências, alterando as características do timbre do som gravado.
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O microfone de estúdio, utilizado para gravações musicais e locuções radiofônicas, capta excepcionalmente bem os sons, porém é muito delicado e sensível ao manuseio. Esse microfone é do tipo condensador e possui diafragmas maiores que os de microfones comuns, o que o torna maior. Por ser posicionado, muitas vezes, acima das pessoas, de forma suspensa e fora da área de captação de imagens por câmeras, é conhecido como shotgun ou boom.
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Para captar o som de uma palestra realizada em local com níveis de som ambiente mais altos, deve-se usar o microfone omnidirecional, que capta melhor os sons provenientes de sua parte frontal. Esse equipamento possui a vantagem de isolar o som ambiente em favor dos sinais sonoros situados à sua frente e mais próximos de si.
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Define-se meio propagador como o suporte que possibilita a propagação das ondas sonoras. Os obstáculos, apesar de interagirem com as ondas sonoras, não alteram as suas características. O uso de paredes refletivas não paralelas, um tipo de obstáculo, permite evitar efeitos indesejáveis, como o flutter echo.
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De um modo geral, são instaladas no teto de teatros placas refletivas, com diferentes inclinações e distâncias, para que as ondas sonoras provenientes do emissor reflitam nessas placas e cheguem ao público de forma equilibrada e simultânea, com intervalos inferiores a 20 ms. Esse efeito é consequência do denominado efeito Haas, que permite ao ouvinte identificar a posição aparente do emissor e, ainda, evita a presença de sons desencontrados.