Filtrar


Questões por página:
Para se referir aos chefes dos Poderes Executivos (presidente, governadores e prefeitos), deve-se usar o pronome de tratamento Vossa:

Acerca dos princípios que regem a Redação Oficial, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A impessoalidade decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica.

( ) Um documento oficial tem como característica a concisão, tratando o assunto de forma sucinta e precisa.

( ) Na Redação Oficial, é necessário que seja manifestado posicionamento do redator objetivo e claro em relação ao assunto tratado.

( ) A utilização dos pronomes de tratamento de forma correta é imprescindível para que haja formalidade e padronização nas comunicações.


A sequência está correta em

Assinale a alternativa correta no que se refere ao emprego das Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República.
Questão DESATUALIZADA

Segundo as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República no que tange à comunicação denominada Correio Eletrônico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

 

I. O correio eletrônico (“e-mail”), por seu baixo custo e rapidez, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

II. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, a aplicação das normas referentes à comunicação oficial não é mandatória.

III. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text.

IV. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

V. Todo correio eletrônico emitido por órgão público tem valor documental, independentemente da existência de certificação digital. É de responsabilidade do servidor municipal, estadual e federal enviar mensagens oficiais apenas de interesse público.

 

Estão corretas as afirmativas:

Segundo as Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República, “a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial.” Para ela concorrem, exceto: