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Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas:
Correntes
1 | Racional - tecnológica |
2 | Neocognivistas |
3 | Sociocriticas |
4 | Holísticas |
5 | Pós-modernas |
Modalidades
a | Construtivismo pós-piagetiano - Ciências cognitivas |
b | Ensino de excelência - Ensino Tecnológico |
c | Sociologia critica do curriculo - Teoria histórico-cultural - Teoria sócio-cultural - Teoria sócio-cognitiva - Teoria da ação comunicativa |
d | Pós-estrutruralismo - Neo-pragmatismo |
e | Holismo - Teoria da Complexidade - Teoria naturalista do conhecimento - Ecopedagogia - Conhecimento em rede |
Assinale a alternativa que indique as associações corretas.
Quanto ao papel do professor na relação ensino e aprendizagem, Freire (1996) afirmou: “Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento”. Com base no que o autor explicita, assinale a alternativa correta.
Segundo a teoria walloniana, o desenvolvimento se dá de forma descontínua e, a cada estágio de desenvolvimento infantil, há uma reformulação dos estágios. A respeito das principais características do estágio sensório-motor, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Trata-se de uma fase de construção do sujeito em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.
( ) A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.
( ) Período de intensa exploração do mundo físico em que predominam as relações cognitivas com o meio.
[LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico.1 ed. - São Paulo: Cortez, 2011.]
Assinale a alternativa incorreta em relação a reflexão proposta por Luckesi (2011).