Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A arqueologia urbana está associada a políticas de gestão pública, pois a vulnerabilidade dos vestígios exige a tutela preventiva por parte do Estado. Assim, zoneamentos devem ser feitos em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro, onde há grande probabilidade de existência de áreas de interesse da arqueologia.
mostrar texto associado
A atual legislação brasileira referente à arqueologia subaquática possibilita e estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica de qualidade e de ações de recuperação e comercialização de objetos perdidos.
mostrar texto associado
O valor do sítio histórico Palmares para as políticas afirmativas levou à realização de obras que estimularam as pesquisas arqueológicas no local, o que resultou na proteção de vestígios e sítios arqueológicos e contribuiu para a construção de conhecimento histórico a respeito da vida no Quilombo dos Palmares.
mostrar texto associado
As pesquisas em Canudos popularizaram na arqueologia brasileira os "features", cujo uso foi um dos fatores determinantes para o sucesso de grande parte das estrategias de resistência engendradas pelos sertanejos.
mostrar texto associado
A arqueologia e a história diferem pelo tipo de fontes, recursos, metodologia e orientações teóricas que utilizam, além de estudarem sincrônica e diacronicamente, processos globais de mudanças sócio-cultural, complementando-se.