Filtrar


Questões por página:
As três abordagens tradicionais que estudam liderança são:
Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.

I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.

II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.

III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

IV. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

 

Leia os trechos a seguir.

Primeira afirmativa:

A cultura organizacional pode desenvolver disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.

Segunda afirmativa:

Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.

A respeito dessas duas afirmativas, é correto afirmar que:
O estresse é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais decorrente de estímulos ou estressores. Esses podem ser de dois tipos: ambientais e individuais. No que diz respeito ao nível individual, a detecção do estresse se dá por meio de algumas categorias de indicadores. Os sinais de esquecimento, pouca concentração e erros de decisão situam-se no campo
Considere as afirmativas a seguir.

Treinamento e desenvolvimento empregam, sempre, métodos distintos para afetar a aprendizagem.

PORQUE

Enquanto o treinamento é orientado para o presente, focaliza o cargo atual e tem por objetivo melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato, o desenvolvimento focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização, assim como as novas habilidades que serão requeridas.

Analisando as afirmativas acima, é correto concluir que