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Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Matemática
Para construir um portão de metal, um trabalhador utiliza uma chapa de aço para fazer o ‘corpo’ do portão (região cinza da figura abaixo) e um contorno de ferro (linhas em preto da figura). O portão tem o formato de um retângulo com um semicírculo na parte superior como mostra a figura a seguir.

O valor do material utilizado nos contornos é de R$ 12,00 por metro e o valor da chapa de aço é R$ 32,00 por metro quadrado. Sabendo que o valor de x é 1 metro e de y é 2 metros. Qual será o gasto mínimo com esses materiais que o trabalhador terá para fazer o portão?
Considere π ≈ 3.

O valor do material utilizado nos contornos é de R$ 12,00 por metro e o valor da chapa de aço é R$ 32,00 por metro quadrado. Sabendo que o valor de x é 1 metro e de y é 2 metros. Qual será o gasto mínimo com esses materiais que o trabalhador terá para fazer o portão?
Considere π ≈ 3.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Matemática
Uma fábrica de parafusos utiliza três máquinas que produzem parafusos de tamanhos diferentes. Cada máquina produz um certo número de parafusos defeituosos conforme a tabela abaixo.

Qual o percentual aproximadamente dos parafusos defeituosos produzidos pela máquina B e o percentual de parafusos defeituosos produzidos por todas as máquinas no total, respectivamente?

Qual o percentual aproximadamente dos parafusos defeituosos produzidos pela máquina B e o percentual de parafusos defeituosos produzidos por todas as máquinas no total, respectivamente?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Matemática
Um professor fez uma prova e as notas dos seus seis alunos são mostradas a seguir.
1,5; 2; 2,5; 3,5; 4; 4,5
O professor concluiu que a prova aplicada estava difícil e decidiu modificar as notas dos alunos a fim de compensar a dificuldade exagerada da prova. Para tanto, ele decide tornar a maior das notas para 10,0 e aumentar as demais notas na mesma proporção. Dessa forma, a razão entre a média das notas depois da correção e a média das notas antes da correção será:
1,5; 2; 2,5; 3,5; 4; 4,5
O professor concluiu que a prova aplicada estava difícil e decidiu modificar as notas dos alunos a fim de compensar a dificuldade exagerada da prova. Para tanto, ele decide tornar a maior das notas para 10,0 e aumentar as demais notas na mesma proporção. Dessa forma, a razão entre a média das notas depois da correção e a média das notas antes da correção será:
Disciplina:
Matemática
Certo país trabalha apenas com moedas de ouro, prata e bronze. A moeda de ouro vale o triplo da moeda de prata e vale cinco vezes mais que a moeda de bronze.
A partir dessa situação hipotética, considerando que é possível trocar moedas de diferentes tipos, sempre se respeitando a proporção definida, julgue o item.
Uma dívida inicial de 4 moedas de ouro, com juros simples mensais de 10%, aumentará, após 5 meses, o equivalente a mais de 10 moedas de bronze.
A partir dessa situação hipotética, considerando que é possível trocar moedas de diferentes tipos, sempre se respeitando a proporção definida, julgue o item.
Uma dívida inicial de 4 moedas de ouro, com juros simples mensais de 10%, aumentará, após 5 meses, o equivalente a mais de 10 moedas de bronze.
Disciplina:
Matemática
Certo país trabalha apenas com moedas de ouro, prata e bronze. A moeda de ouro vale o triplo da moeda de prata e vale cinco vezes mais que a moeda de bronze.
A partir dessa situação hipotética, considerando que é possível trocar moedas de diferentes tipos, sempre se respeitando a proporção definida, julgue o item.
24 moedas de prata equivalem a 6 moedas de ouro e a 10 de bronze.
A partir dessa situação hipotética, considerando que é possível trocar moedas de diferentes tipos, sempre se respeitando a proporção definida, julgue o item.
24 moedas de prata equivalem a 6 moedas de ouro e a 10 de bronze.