Filtrar


Questões por página:
Paciente de 78 anos, sexo masculino, foi ao laboratório de análises clínicas para realização de um exame parcial de urina, também conhecido como urina tipo I. O técnico que atendeu o paciente orientou a coleta e ele a realizou. Sobre o exame de urina tipo I, assinale a alternativa que apresenta a orientação correta da amostra.
Sobre os métodos imunológicos, assinale a alternativa INCORRETA.
A eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, é uma doença provocada pelo fator Rh e caracterizada pela destruição das hemácias do feto ou do recém-nascido. As consequências dessa doença são graves, podendo ocasionar a morte do feto. A partir da segunda gestação, ou após a sensibilização por transfusão sanguínea, caso o segundo filho for Rh +, o organismo materno já possui anticorpos prontos para aquele antígeno e o feto poderá desenvolver a eritroblastose fetal. O diagnóstico precoce pode ser feito pela tipagem sanguínea da mãe e do pai durante a gestação. Considerando o exposto, qual é o método de diagnóstico utilizado para detectar se a mãe está produzindo anticorpos?
A coleta ou transporte de um material, para exames microbiológicos, é uma das etapas de maior importância no isolamento de microrganismos responsáveis por diversas doenças infecciosas. Uma coleta ou transporte irregular pode ocasionar falha no isolamento do microrganismo ou causar uma contaminação do material a ser analisado, podendo conduzir a um tratamento errado. Referente ao transporte e coleta do material, assinale a alternativa INCORRETA.
No laboratório de análises clínicas, faz-se necessária a utilização de diversos instrumentos chamados de equipamentos e vidrarias de laboratório, cada um com sua função específica. A respeito desses instrumentos, assinale a alternativa que apresenta o nome e a função correspondente.