Questões de Concurso
Filtrar
141 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 29
Questões por página:
"A morte é, sem dúvida, o principal problema da vida. O núcleo universal, temático e constitutivo de toda religião é a preocupação com a morte. Nas suas formas religiosas babilônicas, egípcias, gregas, judaico-cristãs, budistas e outras, a relação vida-morte é representada de diversas maneiras (...). Em geral, o simbolismo da morte representa o processo da vida como uma viagem de grande valor em busca de si mesmo".
(DROGUETT, Juan."A morte e suas representações" in Diálogo. Revista de ensino religioso.)
As tradições religiosas e filosóficas elaboraram interpretações para a finitude da vida humana e propuseram explicações para a existência após a morte.
As opções a seguir apresentam conceitos que indicam possíveis modos de interpretar a experiência do transcendente e a crença na vida após a morte, à exceção de uma. Assinale-a.

Com relação à distribuição de adeptos das principais religiões no mundo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O cristianismo é a religião com o maior número de adeptos no mundo, abrangendo cerca de um terço da população mundial.
( ) As religiões monoteístas asiáticas são seguidas por aproximadamente 28% da população do planeta.
( ) O hinduísmo é seguido por 14 % da população do planeta, concentrando-se no subcontinente indiano.
As afirmativas são, respectivamente,
Avalie a tabela a seguir, baseada na obra de Irineu Wilges.
Com base nas informações extraídas da classificação acima, os números 1, 2 e 3 representam, respectivamente, as religiões
"Encaro a religião como uma atitude do espírito humano, atitude que de acordo com o emprego originário do termo: religio, poderíamos qualificar a partir de uma consideração e observação cuidadosas de certos fatores dinâmicos concebidos como 'potências': espíritos, demônios, deuses, leis, ideias, ideais, ou qualquer outra denominação dada pelo homem a tais fatores; dentro de seu mundo próprio a experiência ter-lhe-ia mostrado suficientemente poderosos, perigosos ou mesmo úteis, para merecerem respeitosa consideração, ou suficientemente grandes, belos e racionais, para serem piedosamente adorados e amados".
(JUNG, C.G.Psicologia e Religião. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 10.)
A respeito da concepção junguiana da religião e sua relação com a psique humana, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
(...) Para Jung todas as religiões são válidas, na medida em que conservam imagens simbólicas advindas do inconsciente.
(...) Espíritos e deuses são manifestações da mesma potência criadora sobrenatural, traduzida em formas diversas pela psique humana.
(... ) A atitude religiosa possui uma função psíquica importante para o desenvolvimento humano, independente do credo ao qual o indivíduo adere.
As afirmativas são, respectivamente,