Filtrar


Questões por página:
As opções a seguir exemplificam corretamente formas típicas de organização religiosa de origem judaico-cristã, à exceção de uma. Assinale-a.

Com relação às funções culturais e religiosas do mito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O mito interpreta a realidade: oferece uma interpretação para os fenômenos naturais, legitima práticas rituais ou instituições sociais e responde às grandes indagações que os homens se colocam.
( ) O mito é uma narrativa de façanhas realizadas pelos deuses, semideuses e heróis, projetadas em um tempo originário, capaz de garantir a justificativa religiosa e a imutabilidade dos valores e formas de existência de uma comunidade.
( ) O mito é uma explicação oral dos fenômenos naturais que falseia a realidade ao envolvê-la em uma dimensão mágico-religiosa.

As afirmativas são, respectivamente,

Leia o texto a seguir:

"São raros os fenômenos mágico-religiosos que não impliquem, de uma forma ou de outra, um certo simbolismo; (... ) todo fato mágico-religioso é uma cratofania, uma hierofania, uma teofania." Entende-se por______ a manifestação da divindade em forma sensível e indica-se por um ato de potência, uma manifestação de força associada à esfera do religioso ou do sobre-humano.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.

"O homem toma conhecimento do sagrado porque este se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etímológico, a saber, que algo de sagrado nos é revelado".

(ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 13.)

Com base no trecho acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de hierofania.

As opções a seguir identificam corretamente elementos constitutivos da religião enquanto experiência individual e fenômeno social, à exceção de uma. Assinale-a.