Filtrar


Questões por página:
No que se refere aos processos de tratamento de esgotos, julgue os itens subsequentes.

I O tratamento preliminar é responsável por remover sólidos como areia, que podem danificar os equipamentos da estação de tratamento.
II O tratamento terciário é opcional e foca a remoção de nutrientes, metais pesados e microrganismos patogênicos.
III A desinfecção, quando realizada, deve se dar exclusivamente na etapa de tratamento secundário.
IV O lodo gerado nos processos de tratamento de esgotos precisa passar por etapas específicas antes de ser descartado ou reutilizado.

Assinale a opção correta.
O tratamento de esgoto visa diminuir a carga poluidora do esgoto para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente. Em uma estação de tratamento de esgoto, o tratamento secundário tem como principal função
Com relação aos processos de tratamento de água em suas respectivas estações, julgue os itens que se seguem.

I A etapa de coagulação tem como objetivo a adição de substâncias químicas que aglomeram partículas suspensas na água.
II A filtração é a etapa responsável pela remoção de microrganismos e partículas dissolvidas na água por meio de produtos químicos.
III A sedimentação ocorre após a coagulação e a floculação, e permite que os flocos formados se depositem no fundo do tanque.
IV A desinfecção da água por cloração é um dos processos finais do tratamento, e visa garantir que a água esteja livre de patógenos antes de ser distribuída.

Estão certos apenas os itens
A água fornecida por empresas concessionárias de tratamento de água passa por processos físicos e químicos de tratamento que a tornam segura para ser utilizada por humanos, sendo posteriormente distribuída para residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta a etapa do processo de tratamento de água que pode ser empregada para remover partículas em suspensão, por meio de processo mecânico de agitação, a fim de que as impurezas formem partículas maiores.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a fórmula utilizada para calcular a pressão exercida por um líquido em um determinado ponto, considerando a densidade do líquido, a gravidade e a altura em relação ao ponto de referência.