Filtrar


Questões por página:

A seguinte relação contém contas patrimoniais e contas de resultado. Seus saldos foram extraídos do livro Razão no fim do exercício social.

Do resultado alcançado no ano, foram distribuídos R$ 600,00 para reserva legal, R$ 500,00 para participação de empregados, R$ 1.250,00 para imposto de renda e o restante para dividendos.

Classificando-se as contas acima e estruturando a apuração do resultado do exercício com os valores demonstrados, vamos encontrar um lucro líquido do exercício no valor de

A empresa Varejos Ltda. tinha em estoque 20 unidades de mercadorias contabilizado por R$ 80,00 cada unidade, quando negociou as seguintes operações:

1. Compra a vista de 60 unidades a R$ 100,00, pagando frete de R$ 600,00;
2. Venda a vista de 40 unidades ao preço unitário de R$ 150,00, pagando frete de R$ 400,00.

A negociação não sofreu nenhuma espécie de tributação, nem sobre as mercadorias, nem sobre o frete.
Os estoques são controlados pelo método do custo médio ponderado móvel.
Com essas informações, podemos dizer que o negócio rendeu à empresa um lucro total de
No fim do período, o Contador pode observar que, por um lamentável lapso, seu estoque final de mercadorias foi subavaliado. Um engano dessa natureza necessariamente provocou uma
A legislação vigente sobre as sociedades anônimas estabelece o que deve ser computado na determinação do resultado do exercício. Diz a lei que devem ser incluídas as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Ao analisar essa determinação, pode-se dizer que, com ela, a lei está consagrando o princípio contábil

Uma empresa de comércio de combustíveis recebeu um pedido de compra de um cliente no dia 15 de janeiro; solicitou o produto a seu fornecedor no dia 18 de janeiro; recebeu o pagamento antecipado do cliente no dia 25 de janeiro; recebeu o produto do fornecedor no dia 30 de janeiro; o produto foi preparado e saiu da empresa no dia 1º de fevereiro e chegou a seu destino no dia 02 de fevereiro.

Com base nessas informações, a data da emissão da nota fiscal de venda para o cliente da empresa foi