Filtrar


Questões por página:
Sobre estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – hipertensão e diabetes – Considere as afirmações:
I- Para o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), todo adulto com 18 anos ou mais de idade, quando vier à Unidade Básica de Saúde (UBS) para consulta, atividades educativas, procedimentos, entre outros, e não tiver registro no prontuário de ao menos uma verificação da PAnos últimos dois anos, deverá tê-la verificada e registrada. II- Os objetivos mais importantes das ações de saúde em Diabetes Mellitus são controlar a glicemia e, com isso, em longo prazo, reduzir morbimortalidade causada por essa patologia. Portanto, fazer uma intervenção educativa sistematizada e permanente com os profissionais de Saúde é um aspecto fundamental para mudar as práticas atuais em relação a esses problemas de saúde. III- Há muitas vantagens do primeiro atendimento das complicações agudas da hipertensão arterial sistêmica e do diabetes mellitus, por exemplo, ser realizado na Unidade Básicas de Saúde (UBS). A maior parte das agudizações das doenças crônicas pode ser mais bem manejada na UBS: o profissional da equipe conhece o usuário, seus problemas de saúde, as medicações prescritas, sua história, seu contexto.
É CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
A dengue, hanseníase e a tuberculose são consideradas problema clínico prevalentes na atenção primária, neste sentido, diante das alternativas a seguir marque a CORRETA:
Sobre o Sistema Nacional de Informação em Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto às famílias e a comunidade, analise as afirmativas a seguir:
I- O cadastramento de famílias de sua microárea, o seu território de atuação - é considerada a etapa inicial do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O cadastro possibilita o conhecimento das reais condições de vida das famílias residentes na área de atuação da equipe. II- A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho, do agente comunitário de saúde. Ao entrar na casa de uma família, você entra não somente no espaço físico, mas em tudo o que esse espaço representa. Nessa casa vive uma família, com seus códigos de sobrevivência, suas crenças, sua cultura e sua própria história. III- As ações de educação em saúde não são atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS), cabe a este profissional, informar a comunidade sobre o dia e horário que irão acontecer e as ações educativas devem ser conduzidas exclusivamente pelos profissionais com formação em nível superior que compõem a equipe de saúde.
É CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
Analise as afirmativas a seguir, sobre conceitos inerentes à prática profissional do Agente Comunitário de Saúde (ACS):
I- Considera-se território: a unidade geográfica única, de construção descentralizada do SUS na execução das ações estratégicas, destinadas à vigilância; promoção; prevenção; proteção e recuperação da saúde. II- Considera-se população Adscrita: aquela que está presente no território da Unidade Básica de Saúde (UBS), de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo sua continuidade. III- Considera-se área a subdivisão do território-área. Corresponde à área de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Espaços onde se concentram grupos populacionais homogêneos, de risco ou não, com vistas à programação e acompanhamentos das ações destinadas à melhoria das condições de saúde. IV- A microárea representa o espaço-população adstrita, que estabelece vínculo com uma Unidade de Saúde, permitindo a melhor relação e fluxo população-serviços.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Visualizar Questão Comentada