Filtrar


Questões por página:
Analise as assertivas sobre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde no acompanhamento de pré-natal de baixo risco.

I- Orientar as gestantes e a equipe quanto aos fatores de risco e à vulnerabilidade.
II- Acompanhar as gestantes que não estão realizando o pré-natal na unidade básica de saúde local, mantendo a equipe informada sobre o andamento do pré-natal realizado em outro serviço.
III- Realizar visitas domiciliares para a identificação das gestantes e para desenvolver atividades de educação em saúde tanto para as gestantes como para seus familiares, orientando-os sobre os cuidados básicos de saúde e nutrição, cuidados de higiene e sanitários.
IV- Avaliar e tratar as gestantes que apresentam sinais de alarme.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) compõem o conjunto de condições crônicas que estão relacionadas a várias causas. Têm início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. Apresentam curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização, podendo gerar incapacidades. Assinale a alternativa que reúne apenas doenças crônicas.
Em 2013, foi criado o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Este sistema é alimentado pelo Sistema e-SUS APS. No Sistema e-SUS APS, o conceito de visita domiciliar foi redefinido e passou a ser registrado apenas para as ações em domicílio realizadas pelos seguintes profissionais:
Desde 2009, o Mistério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), instituída pela Portaria GM/MS nº 1.944, mas os homens vêm comparecendo pouco à unidade de saúde para cuidar de sua saúde. Analise as ações que podem ser realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde para contribuir com a melhoria da condição de saúde dos homens do seu território.

I- Modificar a decoração do ambiente da UBS para que os homens se sintam também incluídos, já que são, normalmente, voltadas para mulheres e crianças.
II- Convidar os homens para todas as atividades educativas realizadas na unidade de saúde, exceto aquelas voltadas para o planejamento familiar, visto que são ações exclusivas para as mulheres.
III- Efetuar uma busca ativa de homens para a realização de pelo menos uma consulta por ano.
IV- Aproveitar as situações em que o homem chega à UBS como acompanhante, na sala de espera ou mesmo do lado de fora da UBS, para abordá-lo sobre seus cuidados com a saúde, informando as atividades que a UBS oferece.
V- Nas visitas domiciliares, deve-se evitar falar diretamente com os homens sobre questão de saúde, sendo recomendado apenas orientar para ir à consulta médica.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
A vacina BCG previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. Analise as assertivas sobre esta vacina.

I- Crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinal devem ser revacinadas.
II- A comprovação da vacinação com BCG é feita exclusivamente por meio do registro no cartão ou caderneta de vacinação.
III- A reação no local da aplicação e a formação de cicatriz são esperadas e não requerem produtos, medicamentos ou curativos.

É CORRETO o que se afirma em: