Filtrar


Questões por página:
Leia as assertivas sobre as principais situações que aumentam o risco de se pegar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

I- Pessoas que têm relações sexuais sem usar camisinha.
II- Pessoas cujo companheiro ou companheira tem relação sexual com outras pessoas sem usar camisinha.
III- Pessoas que usam drogas injetáveis com seringas e agulhas de uso pessoal.

É CORRETO o que se afirma em:
O registro confiável dos óbitos de crianças e mulheres e de suas causas é fundamental para informar políticas e respostas organizadas de saúde pública para esta população. A morte de mulheres por causas obstétricas no período maior de 42 dias e menor de 1 ano após o término da gravidez é denominada de:
No trabalho da unidade básica de saúde, os profissionais se deparam com famílias com estruturas muito complexas ou em condições de vulnerabilidade social. No que diz respeito a alguns instrumentos que facilitam o entendimento da dinâmica familiar na assistência a essas famílias, a figura abaixo é um exemplo de qual desses instrumentos?

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: MANUAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE BELO HORIZONTE. Belo Horizonte: Diretrizes técnicas para o trabalho,2019.
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população, que se constitui em arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas e missões assistenciais, articulados de forma complementar e com base territorial, tendo a Atenção Básica estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema, é denominada de:
O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi substituído em 2013, quando foi instituído o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Primária vigente.
São características do Sistema de Atenção (SISAB):

I- Emissão de relatórios agregados por individuo, equipe, regiões de saúde, município, estado e nacional.
II- Registro de atividades coletivas e reuniões por tipo de atividade, tema para reunião, público-alvo e tipos de práticas/temas para a saúde.
III- Indicadores são fornecidos a partir da situação de saúde do território, atendimentos e acompanhamento dos indivíduos do território.
IV- O registro dos dados se dá de forma consolidada.

É CORRETO o que se afirma em: